top of page

Sala de Imprensa

Tecnologias para o algodão ganham destaque em dia de campo

O município de Itaí, no interior do Estado, recebe no próximo dia 8 de maio, produtores, profissionais e empresas ligados à cultura. O Cotton Day tem como foco a disseminação de informação e a apresentação de novidades


A Fazenda Olhos D ́Água, localizada no município de Itaí, no vale do Paranapanema, na região sudoeste do estado de São Paulo, a aproximadamente 60 km da divisa com o Paraná, será palco no próximo dia 8 de maio do Cotton Day. Um dia de campo voltado para a difusão de tecnologias, informações e novidades no algodão. O evento é promovido pela Associação Paulista dos Produtores de Algodão (APPA), tem entrada gratuita e uma programação que contempla palestras, visitas a campo e estandes.


Dentre as empresas participantes está a Sell Agro, especialista no desenvolvimento de tecnologias para a agricultura. O intuito é mostrar o que há de mais moderno quando se fala em adjuvantes e soluções para o cotonicultor, especialmente porque este cultivo tem um tem um alto custo de implantação e manejo e muitas vezes, por pequenos detalhes, ele acaba perdendo dinheiro ao produzir menos ou até desperdiçando insumos.


Uma das ferramentas que estará disponível para o visitante do evento conhecer está diretamente ligada a uma das operações mais caras, mas extremamente importante para o manejo fitossanitário, que são as aplicações de insumos. O engenheiro agrônomo e diretor comercial na Sell Agro, empresa especialista em tecnologias para o agronegócio, com sede em Rondonópolis-MT, Alexandre Gazoni, explica que como o algodão é um tipo de planta arbustiva, e com muita massa foliar, acaba gerando maior dificuldade de penetração nas pulverizações e assim impactando a eficiência da cobertura das lavouras.


Por isso, a adoção de tecnologias como os adjuvantes são peças fundamentais para melhorar a assertividade dessas operações. “Estaremos no Cotton Day com um portfólio altamente tecnológico para atender os produtores mais exigentes. Embora a produção no estado paulista seja relativamente pequena, há grande potencial de crescimento com a adoção tecnológica”, pontua Gazoni. Além disso, é importante destacar que os adjuvantes apresentam uma ação sinérgica, otimizando a atuação do herbicida, essa característica propicia a aceleração da metabolização fisiológica.

Atenção a limpeza de fusos


Outro foco da Sell Agro durante o evento será mostrar a importância da limpeza dos fusos das colhedoras de algodão.  É algo simples, que parece “bobo”, mas que faz uma grande diferença no final. Esta operação se não realizada da maneira e periodicidade corretas, pode representar perda de fibra da pluma ou até impactar na qualidade, ou seja, prejuízo para o bolso do produtor. 


Gazoni, destaca que manter as peças limpas é importante justamente para o propósito de garantir uma alta capacidade na remoção das plumas da planta. Ainda segundo ele, essa operação precisa ser realizada praticamente todos os dias e, em alguns casos, até mais de uma vez durante a colheita, dependendo do desempenho da máquina. “Mesmo que você utilize produtos de alta eficiência para retardar o enovelamento nos fusos, em determinado momento vai começar a perder muita fibra na lavoura”, pontua.


Tecnologia é ferramenta indispensável


Para auxiliar o cotonicultor, a Sell Agro pesquisou e colocou no mercado o HiSpeed, um agente de limpeza compatível com todos os modelos de colhedoras de algodão. A principal diferença entre o produto e outros, é que este foi desenvolvido com uma base oleosa, ou seja, não se trata de um detergente, além de não conter soda cáustica, nem abrasivos em sua composição.


“Sua formulação foi projetada não apenas para limpar, mas também para conferir lubrificação ao fuso da colhedora de algodão. Essa lubrificação também ajuda na hidratação dos retentores, reduzindo a necessidade de manutenção da máquina e prolongando a vida útil dos dedos dos fusos durante a colheita”, endossa o especialista da empresa.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page