top of page

Sala de Imprensa

Tecnologias de gestão vão impulsionar o agro nas próximas décadas

GAtec que nos últimos cinco anos investiu cerca de R$ 21 milhões em P&D e no desenvolvimento de novas ferramentas para conectar tecnologias ao campo, apresenta novo logotipo e mira o futuro com soluções que irão contribuir para a produção de alimentos e energia sustentável


O Brasil é o maior produtor global de cana-de-açúcar. Nas últimas décadas, a cultura passou por uma revolução tecnológica, com ampliação de práticas sustentáveis, levando em consideração a baixa pegada de carbono e as melhores iniciativas em toda a cadeia de valor. O produto é a mais importante fonte de energia renovável no país, correspondendo a 18% da matriz nacional ou 39% de toda a energia renovável ofertada, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).


Além disso, o país é destaque mundial na produção de grãos. De acordo com as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), somente na atual temporada 2022/23, a safra brasileira pode chegar a 308 milhões de toneladas, impulsionada pela boa rentabilidade da soja, do milho e do algodão.


Entre as responsáveis por esse protagonismo estão as empresas do setor que investem constantemente em novas tecnologias, ferramentas e soluções. Uma delas é a GAtec, que realiza consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu cerca de R$ 21 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), e também em soluções e ferramentas para conectar tecnologias ao campo.


Uma das ferramentas foi o SimpleFarm, um software desenvolvido em plataforma 100% web, baseado nas tecnologias Microsoft que atende, em uma base única, não somente produtores de culturas semi-perenes como (cana-de-açúcar), mas também soja, milho, algodão, citros, florestas, bem como a atividade pecuária devido à possibilidade de hospedagem na nuvem (Cloud computing). “Continuamos realizando investimentos para aumentar a performance de lavouras e toda a cadeia produtiva, visando um crescimento constante”, diz Roberto Rodrigues, diretor comercial da companhia.


Além do SimpleFarm, foram desenvolvidas soluções que resolvem pontos específicos de otimização nas mais diversas áreas do agro, como: Shield Geoprotection (poderosa ferramenta de inteligência e planejamento e controle de pragas e doenças). Também há o OneClick (plataforma de gestão de riscos na originação de commodities agrícolas); Commerce e Commerce Log (plataformas de gestão e logística de contratos físicos de commodities agrícolas); Mapfy (plataforma GeoSystem, Hub de mapas georreferenciados).


“A GAtec hoje se transformou, pelo histórico de muito tempo atuando de forma focada no agronegócio em uma grande incubadora de novas soluções para este mercado. Geramos muita tecnologia e inovação, e isso nos dá muita certeza de um crescimento constante para os próximos anos”, destaca Leandro Sarto, diretor comercial.


Atualmente, a GAtec está presente em boa parte do território nacional e em outros 14 países sendo procurada no exterior por suas soluções inovadoras e conhecimento técnico. Países como Estados Unidos, México e França possuem as tecnologias da empresa e transformam a maneira como a inteligência impacta o campo, além de tantos outros países que levam inovação para a lavoura. “Nos últimos três anos, dobramos de tamanho devido à forte atuação no mercado, sempre levando produtos diferenciados, demonstrando elevado hub de tecnologia em relação aos concorrentes. Da mesma maneira que expandimos os canais no Brasil, pretendemos realizar parcerias estratégicas no exterior”, acrescentou Rodrigues.

Presente e futuro


Em comemoração aos seus 21 anos de atuação no mercado, a empresa preparou uma série de novidades. Uma delas foi o rebranding (alteração de seu novo logotipo) que representa a sua expansão, fortalecimento e consolidação. “Chegou o momento de externar toda a grandeza da marca. O novo logotipo une elementos modernos, dinâmicos e funcionais, dando continuidade ao hub de tecnologia que representa a organização, sem deixar a sua essência de lado. Além disso, o azul que já era presente, reforça o amadurecimento em conjunto a um gradiente de cores que representa o braço tecnológico GAtec”, destacou Rodrigues.


Ainda segundo o diretor, esse novo momento vai de encontro a transformação digital do agro, que é a bola da vez. Com a entrada de companhias no mercado do agronegócio em parceria com a GAtec, como empresas de telecomunicações e automação de campo e tantas outras, será possível levar ainda mais conectividade ao campo, aprofundando cada vez mais na transformação digital. Com a expansão do 5G, por exemplo, será possível quebrar barreiras de acesso dos produtores a ferramentas tecnológicas. O evento realizado na Fazenda Ipê, no Estado do Piauí, com a presença da GAtec, mostrou a possibilidade e potencial de crescimento na transformação digital com o 5G.


Para os próximos cinco anos, a GAtec tem no seu plano de negócio ações para o crescimento de mais de 120%, baseado no crescimento agressivo dos últimos três anos e no fortalecimento e consolidação da sua marca no agronegócio. “Nossa expansão não é focada somente para atuação comercial, mas também para abertura de filiais, com equipes de desenvolvimento, gerenciamento de projeto, consultores especializados e ainda mais tecnologia para atender o agro mundialmente”, afirmou Rodrigues. “Em termos de território, queremos triplicar nossa relação de clientes e também a participação no Brasil e fora, levando ainda mais tecnologia para o campo, com a criação de ferramentas otimizantes mais aderentes para o setor”, finaliza.


Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Cuiabá, Ribeirão Preto e Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.






Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page