top of page

Sala de Imprensa

Tanque de abastecimento otimiza deslocamentos de maquinários em fazenda mato-grossense

Equipamento da MP Agro Máquinas Agrícolas, além de reduzir o tempo do trabalho da pulverização de propriedade de Lucas do Rio Verde, gera também economia e sustentabilidade no manejo


O plantio de culturas agrícolas em grandes áreas passa por uma série de desafios, entre eles o da logística. Nos períodos de pulverizações, por exemplo, umas das dificuldades está no deslocamento dos equipamentos dos barracões até o local de aplicação na lavoura. Esse processo de idas e vindas diversas vezes durante o dia, além de levar mais tempo, gera ainda mais custos com combustível e manutenções.

Na Fazenda Boa Esperança, localizada em Lucas do Rio Verde/MT, esse é um problema do passado. Com a aquisição de um tanque de abastecimento rápido, a operação de logística dos pulverizadores foi otimizada em 100%. Segundo o gerente da aplicações da propriedade, Jean Márcio Pereira Brandão, os maiores ganhos estão no fato do autopropelido não precisar mais sair do talhão para abastecer.

O equipamento que facilita esse trabalho é o Bunker 15.000, fabricado pela MP Agro Máquinas Agrícolas, que agora atua na operação de pulverização dos oito mil hectares da fazenda, cultivados com soja na safra e algodão na safrinha. “Mesmo que a gente tenha bastante ponto de apoio na propriedade, sempre é longe. E com o Bunker isso acabou, o deslocamento diminuiu drasticamente, a máquina vai ficar apenas trabalhando, dentro do campo aplicando”, conta o profissional.

Para utilizar o Bunker próximo ao talhão, é necessário apenas fazer a conexão através de mangueira e realizar o abastecimento do pulverizador rapidamente, devido a sua alta vazão. A solução tem potencial de fornecimento de até seis cargas por tanque, considerando pulverizadores de 2.500 litros, e leva somente oito minutos para essa etapa, que é o tempo para o operador descer do caminhão, colocar luvas, conectar ao autopropelido, acionar o sistema e abastecer.

Willian Sartori, coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da MP Agro, comenta que assim como os produtos já consolidados da empresa, o tanque de abastecimento também é fabricado 100% em aço inox, favorecendo sua longevidade. “O Bunker ainda proporciona mais qualidade da calda, pois possui sistema de agito em seu reservatório para homogeneizá-la antes do abastecimento e esse processo não a deixa decantar”, acrescenta.

Mais facilidades

Outra vantagem comprovada na Fazenda Boa Esperança é com relação ao acúmulo de embalagens vazias dos produtos utilizados na pulverização. Antes do Bunker isso era comum, pois muitos galões ficavam nos pontos de apoio e, após as aplicações, era preciso deslocar um carro ou caminhão para recolher tudo. “Agora o estoque fica em um lugar apenas, pois com o novo equipamento a operação acontece já na lavoura, é um deslocamento que não precisamos mais fazer, gerando economia de tempo, de recursos e mão de obra”, externa o gerente.

Para desenvolver o tanque de abastecimento, a MP Agro também levou em consideração a possibilidade de reduzir a manutenção dos autopropelidos. Isso porque, constantemente precisam percorrer as estradas da fazenda, sem carga, estando sujeitos à quebra de barras pela trepidação. “Com o Bunker o equipamento não precisa mais sair do talhão e, assim, não corre o risco de quebra em atividades fora da operação”, destaca Sartori. Além disso, sem sair do talhão para abastecer, a economia de combustível é real, uma vez que o Bunker fará os trechos de carga abastecendo mais de um pulverizador, reduzindo o consumo de diesel na operação. “Essas são vantagens operacionais que o tanque proporciona”, explica o coordenador.

Sobre a MP Agro – Fundada em 2012 e com sede em Ibaté-SP, a empresa nasceu com o propósito de desenvolver as melhores e mais confiáveis soluções tecnológicas manufaturadas em aço inox, entregando maior produtividade e rentabilidade ao mercado agro.





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page