top of page

Sala de Imprensa

Soesp celebra conquistas de duas importantes certificações internacionais

Empresa, produtora e fornecedora de sementes forrageiras, obteve duas certificações de acordo com os critérios da Organização Internacional para Padronização (ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015) e também passa a ser a primeira e única fornecedora brasileira a ter um escopo laboratorial acreditado pelo Inmetro


Melhorar a qualidade dos produtos que entrega no campo é o objetivo de boa parte das agroindústrias. Com a Soesp – Sementes Oeste Paulista, de Presidente Prudente/SP, isso não é diferente, contudo, a empresa foi além. Focada em melhorar a qualidade de todos os seus processos, acaba de conquistar duas importantes certificações de conformidade com os critérios da Organização Internacional para Padronização (ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015).

A ISO 9001 é uma norma internacional com diretrizes para as empresas do mundo todo melhorarem seus processos internos. “Aplicar esta norma foi uma escolha voluntária da Soesp, para identificar melhorias e evoluir continuamente em seu negócio”, diz Débora Cristina Somma, gerente administrativa financeira da Soesp. “Nossos processos internos foram validados, comprovando que temos clareza e coesão do início ao fim de todas as atividades”. destaca.

Já a ISO 14001 é uma norma que estabelece diretrizes para Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) em empresas e organizações. Seu objetivo principal é ajudar as companhias a gerenciar seus impactos ambientais e a promover a sustentabilidade em suas operações. A implementação permite que as empresas identifiquem seus impactos, estabeleçam objetivos e metas, desenvolvam programas de gestão, monitorem e controlem suas atividades, promovam a capacitação de seus colaboradores e realizem revisões e auditorias periódicas do sistema de gestão ambiental.

De acordo com a gerente administrativa, essa certificação em especial reforça a preocupação e o compromisso que a Soesp tem com o meio ambiente. “Temos muita atenção com o descarte dos resíduos, dando o destino adequado. E isso começa antes mesmo da produção, no escritório onde por exemplo não usamos copos descartáveis há mais de três anos, todos os nossos colaboradores têm seu copo e caneca reutilizáveis - essa medida já poupou o descarte de 60 mil copos plásticos. São processos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, reafirmando nosso compromisso”, diz.

Para conseguir certificar estes processos a Soesp passou por algumas mudanças. Foi contratada uma consultoria especializada e todos os departamentos passaram a ser mapeados. “Foi um processo longo de auditoria que durou dois anos e envolveu vários dos nossos profissionais, nós conseguimos, mas não termina aqui. Tudo precisa ser sempre reavaliado, para mantermos as certificações nas próximas auditorias. Montamos uma equipe específica para isto”, acrescenta Débora.

Mais novidades

Além dos dois sistemas de gestão funcionando de forma integrada, tem ainda o escopo laboratorial da Soesp que conta com a acreditação do Inmetro desde 2022, atestando sua competência para realizar análises de sementes revestidas, pureza, peso de mil sementes e o teste de tetrazólio, que determina a viabilidade das sementes. A Soesp é a primeira empresa brasileira fornecedora de sementes de pastagem a obter a acreditação com laboratório próprio. “Estas análises estão ligadas diretamente à qualidade dos produtos que entregamos. Nosso padrão de controle é rigoroso”, finaliza a profissional.

Soesp – A Sementes Oeste Paulista está sediada em Presidente Prudente (SP) e há 37 anos atua no mercado oferecendo sementes de pastagem. Sua matriz conta com infraestrutura voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada no mercado, que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Acesse www.sementesoesp.com.br.





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page