top of page

Sala de Imprensa

Sistema integrado ajuda pecuaristas na gestão

Criadores de gado de corte podem utilizar ferramentas tecnológicas que fornecem dados individualizados do rebanho, como por exemplo os softwares da GAtec


O valor da Produção Agropecuária fechou 2022 em R$ 1,189 trilhão, o resultado representou o segundo maior em uma série de 34 anos. Deste montante, a pecuária foi responsável por R$ 374,27 bilhões, o que comprova a importância da criação de gado na economia brasileira. Para os pecuaristas continuarem se destacando como protagonistas no cenário mundial principalmente na exportação de carnes, é fundamental organização, ou seja, eficiência não somente no manejo, mas também em toda a gestão da fazenda.


Independentemente qual seu o foco da atividade da fazenda (cria, recria, engorda), é preciso buscar ferramentas eficientes para que cada animal do plantel expresse o máximo de seu potencial produtivo com foco na conversão dos investimentos em resultados. Segundo Lucas Saladini Toledo Veiga, engenheiro agrônomo, especialista em produção animal e consultor de pecuária e agrícola da GAtec, empresa que realiza, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, atualmente existem disponíveis no mercado soluções tecnológicas muito eficientes.


Umas delas, muito útil aos pecuaristas, é a de Manejo e Movimentação, uma funcionalidade disponível no software de gestão da GAtec que gera praticidade, segurança e controle na entrada e saída dos animais. O sistema funciona como uma plataforma inteligente de dados e informações. Ou seja, é como se o produtor tivesse, à sua disposição, um novo departamento de gestão, trabalhando em tempo real. “A cada nova entrada, os cálculos são realizados automaticamente e todo o sistema é atualizado com os novos resultados. É um método de automação da sua gestão”, diz o engenheiro agrônomo.


O grande diferencial dessa ferramenta é que o controle da movimentação pode ser realizado tanto por animais individualizados quanto por lotes. “Ao identificar cada animal, o produtor consegue ter dados precisos para comparar aqueles mais eficientes dentro de cada lote, como por exemplo, melhor conversão e ganho de peso”, destaca Veiga.


Na movimentação de entrada dos animais na fazenda, a ferramenta possibilita, por exemplo, classificar os bovinos por nascimento, raça, data da compra, entre outros. Já na movimentação de saída, como abate, que também pode ser individualizado ou não, a tecnologia fornece ainda dados ao produtor de toda a parte financeira, informações como o valor da arroba que foi acordado, seja para abate ou venda, cotação, entre outros. “No caso de comercialização para frigorífico o software permite colocar informações de extrema relevância, como rendimento de carcaça de cada animal abatido”, acrescenta o profissional.


Reprodução


Outro destaque dentro das soluções para pecuária da GAtec é em relação a uma importante etapa de uma fazenda: a reprodução. Utilizando a ferramenta o pecuarista conseguirá cadastrar a estação de monta por data, ou seja, início do período, quando será a cobertura, nascimento dos animais até o término do desmame.


A solução também disponibiliza controle de Inseminação e Inseminação Artificial Tempo Fixo (IATF), rastreabilidade genética, Índices de Prenhes e até nascituro. “É uma ferramenta muito importante e completa, desenvolvida aos pecuaristas que buscam ter todos dados e informações sobre seu rebanho. Conseguimos com nossas análises identificar os animais mais eficientes e que consequentemente podem gerar mais ganhos a propriedade”, reforça Veiga.


Os produtores interessados, basta entrar em contato com a GAtec que a equipe técnica e comercial passará todas as instruções. A empresa também promove treinamentos de ponta a ponta ao cliente e sua equipe, respeitando o negócio, ensinando como utilizar o sistema e quais informações a ferramenta pode proporcionar à fazenda.


Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page