top of page

Sala de Imprensa

Sementeira de Mato Grosso é a única do segmento no ranking agro de médias empresas do GPTW

Girassol Agrícola, de Rondonópolis/MT, participou pela primeira vez da pesquisa e recebeu o selo, além de ser destaque no Centro-Oeste e a única de sementes premiada no ranking nacional de médias empresas do agronegócio. Das quatro mil que participaram em 2023, 60% foram certificadas e apenas 4% ranqueadas


Para uma empresa ter sucesso e alcançar resultados perenes, não basta apenas ser bem administrada com relação aos seus recursos e investimentos, e ter produtos ou serviços diferenciados. É o capital humano o seu componente principal para que atinja objetivos de maneira eficiente e integrada. É essa a visão da Girassol Agrícola, empresa de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto com mais de 40 anos, com sede em Rondonópolis/MT. Nela, os colaboradores são considerados o pilar estratégico, assim como a área de Gente e Gestão é a mais importante.


Fruto da decisão de investir no desenvolvimento de seus funcionários através de inúmeros programas e atividades, a empresa recebeu o certificado internacional Great Place To Work (GPTW) como uma das melhores para se trabalhar no Brasil. A partir dessa conquista, a Girassol também participou do ranking nacional, com entrega no último dia 22 de junho em São Paulo, no segmento do agronegócio, onde foi classificada entre as 20 melhores do País e foi a única sementeira premiada entre as médias empresas. No Centro-Oeste, também foi reconhecida entre as 30 melhores de porte médio para se trabalhar, concorrendo com diferentes segmentos.


Como funciona


A GPTW, considerada a maior pesquisa de ambiente de trabalho do mundo, teve em 2023 quatro mil empresas inscritas, onde 60% conseguiram a certificação e apenas 4% foram ranqueadas. O processo para a conquista do selo inicia com um questionário sigiloso aplicado aos funcionários da empresa que deseja passar pela Jornada de Certificação e Ranking. Se 7 a cada 10 profissionais afirmarem que possuem um bom ambiente de trabalho de acordo com a metodologia que foca nas lideranças para a maximização do capital humano, a empresa recebe o selo.


Após essa etapa, a Girassol Agrícola, ao conquistar a nota 88, tornou-se elegível para participar do ranking regional e depois nacional. Antes do resultado final e para possíveis classificações, são entregues documentos pela empresa que incluem relatório de práticas culturais, perfil organizacional e questionários complementares. Ao final, soma-se tudo: nota, algoritmos das pesquisas e documentos.


Eloá Duarte, gerente de Gente e Gestão, destaca que foi a primeira vez que a empresa se inscreveu. “Ficamos felizes com a nota e mais felizes ainda com os rankings. Isso nos motiva ainda mais a contribuir para que a empresa se torne cada vez melhor para todos. E quando olhamos para esses resultados, também reconhecemos neles o engajamento das pessoas, a imagem e reputação da marca, e isso tudo se reflete na atração de talentos”, pontua.


Desenvolvimento de pessoas


A Girassol Agrícola é uma empresa voltada para resultados, porém, acredita que esses resultados vêm através do desenvolvimento de pessoas. A gerente explica que entre as iniciativas que buscam o aprimoramento de cada colaborador estão: mentorias coletivas e individuais, pesquisas de clima periódicas, workshops e encontros. “Temos um trabalho forte orientado para a cultura da empresa, onde há muito tempo investimos em desenvolver as lideranças, que hoje são 83, e atuam como disseminadores e multiplicadores do conhecimento”, completa.


Além dos programas voltados aos profissionais líderes, a empresa ainda realiza outras iniciativas, como de desenvolvimento de talentos, de possíveis sucessores, de postos chave e de formação técnica. Esse último é um diferencial, conforme menciona Juliana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional. “Temos um MBA voltado para o corpo técnico da Girassol, com professores referências no País. Já temos duas turmas formadas dentro de casa, é uma oportunidade de reconhecimento e de alavancar essas pessoas em suas posições, vejo como diferenciais hoje dentro do agro”, destaca.


Ainda há o programa Tempo de Casa, onde é feito o reconhecimento de funcionários desde um ano até 35 anos de empresa. “Também temos ações que são comuns, mas fazemos de forma efetiva, como celebrações. E nos últimos dois anos trabalhamos muito a comunicação, no sentido de acessar a todos, ouvir, perceber o que os colaboradores querem falar, independentemente do cargo”, completa a profissional.


Números


Com média de 880 funcionários até 2023, a Girassol Agrícola contratou até junho deste ano 301 pessoas, entre efetivos e safristas (com contratos de até três meses). Atualmente, oferta 20 novas vagas de trabalho em suas unidades.


A crescente força de trabalho na empresa se dá pela expansão de 20% da sua produção agrícola, incluindo novas regiões, aumento do time comercial e construção de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) na Bahia, uma das mais tecnológicas do País.


Além disso, a sementeira tem investido em softwares de gestão de Recursos Humanos, suprimentos e agricultura digital e também iniciou uma nova área de plantio de eucaliptos. Com essas expansões, traz oportunidades de emprego para regiões com poucas empresas.


Girassol Agrícola - Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São cinco unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção terceirizadas nos estados de Goiás e Bahia.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page