top of page

Sala de Imprensa

São Paulo planeja ampliar a área irrigada em todo o estado

Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai e seus assessores estiveram nos Estados Unidos, na sede global da Lindsay Corporation, para conhecer as tecnologias para irrigação


As fortes estiagens nos últimos anos têm castigado muito os produtores paulistas, acarretando prejuízos bilionários a toda a cadeia. Para tentar minimizar esses impactos e ampliar a área irrigada em São Paulo, o Governo do Estado pretende anunciar nos próximos meses um plano de irrigação. Para conhecer mais sobre essas tecnologias, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, e seus assessores, foram até Omaha, localizada no estado americano do Nebraska, visitar a sede global da Lindsay Corporation, multinacional especializada em irrigação e infraestrutura de água, com atividades no Brasil desde 2002.


Durante a visita, o secretário juntamente com sua equipe abordou tópicos importantes, como por exemplo, o plano estadual de irrigação para São Paulo, que tem a meta de ampliar em mais de 2 milhões de hectares de terras agrícolas irrigadas no Estado. Atualmente a irrigação cobre apenas 6% da área de plantio e, para 2030, a meta é atingir 15%.


De acordo com Piai, o plano contempla uma linha de crédito para os agricultores com recursos para aquisição de implementos, além de apoio técnico dos institutos de pesquisa ligados à Secretaria. “Irrigação é prosperidade, diminuição de custo e segurança de produção, uma ferramenta muito eficiente diante das mudanças climáticas. Isso é uma prioridade do Governo do Estado de São Paulo. Soluções tecnológicas da Lindsay podem ajudar a conservar recursos hídricos preciosos e impulsionar a excelência operacional”, destacou.


A Lindsay é conhecida globalmente principalmente por seus sistemas de pivô central, tecnologia que revolucionou a forma como a água é aplicada em campos agrícolas. Não por acaso, ela está instalada no estado do Nebraska, que é referência mundial em tecnologia de irrigação de grandes lavouras.


Para Bruno Kiep, gerente de produto na multinacional, foi muito importante receber a visita na sede da empresa dos representantes da secretaria de agricultura de São Paulo. “Tivemos a oportunidade de apresentar toda a capacidade que a tecnologia da irrigação tem para o Brasil e para os nossos agricultores para aumentar efetivamente a produção”, finalizou Kiep.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page