Blog

Reservatório de geomembrana oferece segurança na produção de alimentos

Enfrentar a variabilidade climática é um dos grandes desafios dos agricultores, porém, tecnologias podem ajudá-los nessa árdua missão


A água é um componente essencial na produção agrícola. Sem ela, não há como manter cultivos em boas condições de produtividade e nem muito menos gerar alimentos para nutrir uma população cada vez mais crescente. Apesar de ser um recurso natural, há momentos em que a sua disponibilidade fica escassa, como tem sido evidenciado nos estados do Sul do Brasil, além de Mato Grosso do Sul, desde o início desta safra em decorrência de longos períodos de estiagem. Até a primeira quinzena de fevereiro, os prejuízos calculados pelo Governo Federal nessas regiões chegaram a R$ 45,3 bilhões, mas o cenário pode se agravar.

Todo esse contexto levanta, mais uma vez, a importância de o produtor planejar a gestão da água. Hoje, o Brasil já conta com muitos recursos tecnológicos nessa área e ampla interação entre setor industrial e agricultura, que podem contribuir nesse sentido. Os reservatórios de geomembrana fazem parte das criações da indústria que possibilitam aos agropecuaristas o armazenamento de água da chuva (ou proveniente de um canal de adução), para irrigação de cultivos em períodos de escassez hídrica. Além de atender essa necessidade tão fundamental, essa é uma solução que pode possibilitar a diversificação da propriedade, servindo para outras atividades que rentabilizam.

Pioneirismo

Pioneira no fornecimento de reservatórios de geomembrana para o agronegócio, a Nortène estudou a fundo as necessidades desse mercado, principalmente em regiões que já atuam ou poderiam atuar com irrigação por pivôs centrais, e desenvolveu a linha exclusiva Polimanta® Agro. Com opções para diferentes tipos de terreno, declividade e capacidade, na agropecuária o produto tem aplicação para reservatórios, piscinões, açudes, biodigestores e canais de irrigação.

Uma das principais características da Polimanta® Agro é a longevidade, que está amparada em seus sete anos de garantia, dois anos a mais com relação aos seus principais concorrentes. No entanto, é uma geomembrana desenvolvida para durar ainda mais tempo, conforme explica Diego Schmidt, engenheiro agrônomo e inteligência de mercado da Nortène. “Se utilizada corretamente a durabilidade chega a dez anos”, esclarece.

Com tecnologia israelense, o reservatório Polimanta® é produzido com Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que confere resistência a agentes químicos, a raios UV e à oxidação. Tem também elevados índices de resistência à perfuração, à tração e a rasgos, característica que dá segurança hídrica e financeira. Ao decidir pela instalação, o produtor recebe apoio completo no projeto, com instaladores indicados e credenciados pela Nortène.

Cuidados

A decisão da Nortène em desenvolver esse produto também está relacionada aos problemas de qualidade e anomalias encontradas nas geomembranas tradicionais existentes no mercado. Diego pontua que estas provocam atrasos na obra e retrabalhos que dão prejuízo ao produtor, mas o que é mais sério ainda são aquelas não identificadas, que além do dano financeiro podem causar até fatalidades.

“Há vários riscos em utilizar produtos fora do padrão de qualidade, que vão desde a degradação do material e riscos de vazamentos, perda de água, até rompimentos e danos à flora, fauna e comunidade próxima”, destaca o agrônomo.

Qualidade para exportação

A Nortène é líder na América Latina no fornecimento da geomembrana e está certificada como um dos únicos laboratórios credenciados com o selo de qualidade GAY-LAP, uma acreditação internacional que verifica a conformidade com as normas vigentes. Isso significa que esse produto nacional pode ser exportado para qualquer lugar do mundo. “O mesmo produto que exportamos para um mercado extremamente rigoroso em qualidade, vendemos internamente”, conclui Schmidt.

Grupo Nortène - Fundada em 1981 e sediada em Barueri/SP, a Nortène é pioneira no fornecimento de: reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termo-soldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção. A Nortène contribui também com sua tecnologia exclusiva em plásticos na fabricação e na comercialização dos produtos das empresas: Engepol Geossinteticos, Santeno Irrigação, Tecnofil Soluções em telas e Silox armazenagem.




Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon