Blog

Quiz ajuda o produtor a escolher a forrageira certa para a sua propriedade

Com respostas simples, sistema faz análise do cenário e consegue recomendar a melhor opção entre brachiaria e panicum


Para facilitar a vida dos agropecuaristas, a Soesp - Sementes Oeste Paulista, empresa referência de sementes forrageiras no Brasil, criou um quiz virtual de perguntas que direciona a decisão da cultivar de pastagem mais adequada para cada propriedade.

Ao acessar a ferramenta no site bit.ly/quizsoesp, o usuário irá responder se é um sistema de equinos, bovinos/bubalinos, caprinos/ovinos, se é área de palhada para Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, produção de feno ou ainda produção de pré-secado.

Em seguida, algumas perguntas sobre histórico de clima, como é a fertilidade do solo, se há presença de encharcamento e problemas com cigarrinhas na área de implantação. Em menos de um minuto o sistema já indica a melhor forrageira, entre 17 variedades de brachiarias e panicuns.

Thais Cavaleti, engenheira agrônoma e técnica de sementes da Soesp, explica que todos esses fatores afetam significativamente a produção de biomassa e para isso existem espécies de pastagens que são mais resistentes ou tolerantes a certos cenários. “Em nosso site, o agropecuarista encontra mais especificações de cada brachiaria e panicum, mas o Quiz funciona como um filtro inicial”, completa a agrônoma.

Conforme o usuário avança, pode haver mais perguntas com o intuito de melhorar a recomendação. “Mesmo com este sistema desenvolvido com bastante cuidado pelo nosso time de inovação, ele não substitui a consulta com um profissional. Nós ainda recomendamos consultar um engenheiro agrônomo ou técnico da área e ter dados atualizados sobre o solo da fazenda, principalmente histórico de pragas, para a melhor escolha possível”, destaca a engenheira.

Opções e suas características

As forrageiras panicum são mais exigentes em fertilidade e manejo, sendo mais indicadas para sistemas intensivos. Já as forrageiras de brachiaria são mais rústicas, se adaptam a regiões mais secas, com solos mais pobres, ou em áreas de maior declividade, por exemplo.

Acesso

O quiz pode ser acessado na página bit.ly/quizsoesp. Após obter a indicação da forrageira mais recomendada para a sua área, o produtor pode conferir as características de cada cultivar no site www.sementesoesp.com.br ou falar diretamente com um agrônomo no telefone (18) 3902-9999.

Soesp – A Sementes Oeste Paulista está sediada em Presidente Prudente (SP) e há 36 anos atua no mercado oferecendo sementes de pastagem. Sua matriz conta com infraestrutura voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada no mercado, que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).





Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon