top of page

Sala de Imprensa

Produtor ganha novas ferramentas para o controle biológico

Biokato e Biomagno, dois lançamentos da empresa Biotrop, são biodefensivos com formulações avançadas que apresentam diversos mecanismos de ação para o combate eficaz de pragas e doenças


A safra brasileira de grãos de 2022/23 se inicia com previsão de mais uma colheita recorde. Segundo projeções recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa de produção é de 308 milhões de toneladas. Se por um lado estes números impressionam, por outro os produtores não podem se descuidar do manejo. Afinal, pragas e doenças têm gerado grande impacto econômico, acarretando prejuízos bilionários ao setor nos últimos anos.


A boa notícia é que a indústria de biológicos está constantemente inovando em formulações e produtos para a proteção dos cultivos e da rentabilidade do produtor, pensando também na sustentabilidade das lavouras. A brasileira Biotrop, empresa de soluções em tecnologia biológica e natural que figura dentre as líderes do setor, está lançando ao mercado duas novas e importantes ferramentas: Biomagno, para o controle de nematoides e doenças de solo; e Biokato, para o manejo integrado de pragas (bioinseticida).


Biomagno, contra nematoides e fungos


O biodefensivo Biomagno possui potente ação biofungicida e bionematicida em um único produto. A dupla solução conta com uma mistura tripla de Bacillus: velezensis, thuringiensis e amyloliquefaciens. Devido sua pluralidade de atuação, a solução pode ser usada para vários cultivos, que tenham a presença dos alvos registrados.


Segundo Thales Facanali Martins, engenheiro agrônomo e gerente de portfólio da Biotrop, o Biomagno possui múltiplos modos de ação e amplo espectro de controle, podendo ser utilizado em todo o território nacional, atingindo uma alta frequência de respostas positivas nos resultados. “Biomagno é uma inovação que tem como foco a agricultura regenerativa, trabalhando no conceito de diversidade biológica para controle de nematoides e patógenos de solo, para potencializar a rentabilidade dos produtores. Além dessas características, o produto já está na 4° geração de produtos biológicos, contando com 24 meses de tempo de prateleira em uma formulação líquida, conferindo facilidade em seu emprego para o agricultor”, destaca o gerente.


O produto tem registro para o nematoides das lesões (Pratylenchus brachyurus) e para o patógeno Rhizoctonia solani (podridão-radicular). Juntos, são responsáveis por gerar grandes perdas de produtividade nas culturas. “É importante destacar que a extensão de registro para outros alvos já está sendo trabalhada junto aos órgãos regulatórios, tornando o Biomagno um dos produtos mais completos para o segmento.”, reforça Martins.


Proteção contra cigarrinhas e percevejos com Biokato


O outro lançamento da empresa, o Biokato, é um bioinseticida recomendado no manejo integrado de pragas, podendo ser associado ou não com agroquímicos. O produto possui em sua formulação uma bactéria de uso inédito agrícola (Pseudomonas chlororaphis), a qual proporciona uma resposta muito efetiva no controle de cigarrinhas do milho e de percevejos, pragas que atualmente causam muitos problemas e prejuízos.


Segundo o biólogo e gerente de portfólio da Biotrop, Éderson Santos, Biokato tem apresentado performance acima de 50% de controle no combate à cigarrinha do milho e percevejos. “O produto apresenta eficácia e muitos benefícios. É um produto biológico, que possui compatibilidade de mistura com biodefensivos e produtos agroquímicos, proporcionando ao produtor a manutenção do custo de operação”, destaca.


A formulação do Biokato foi pensada não somente no controle, mas também em uma melhor estruturação do desenvolvimento da planta. Além disso, a solução traz a produção de várias toxinas com ação inseticida, aliada a outra bactéria (Pseudonomas fluorescens), que gera a produção de metabólicos, fitormonios, que vão trazer maior robustez à planta.


“Este é um grande marco para a Biotrop, pois se trata de um produto com uma inovação muito robusta, fruto de inteligência, pesquisas e investimentos. Sua formulação é estável, com 12 meses de validade em temperatura ambiente (não refrigerado)”, acrescenta Santos.


Lançamento oficial


Os dois novos produtos (Biomagno e Biokato) serão apresentados ao mercado em uma live de lançamento que ocorrerá no canal da empresa no Youtube (www.youtube.com/biotropbr), dia 13 de setembro, a partir das 18h, horário de Brasília. A apresentação será aberta para todas as empresas parceiras, agricultores, revendedores, cooperativas ou pessoas que queiram mais informações sobre os produtos da Biotrop.


Segundo Rogério Rangel, engenheiro agrônomo e diretor de marketing Brasil e América Latina, a equipe estará presente acompanhando a live, para tirar dúvidas e responder as perguntas. “Estes são dois lançamentos de peso que vão reforçar a presença da Biotrop no campo, proporcionando mais alternativas para os agricultores no uso de produtos biológicos”, finaliza.


Sobre - A Biotrop é uma empresa brasileira, fruto da visão e empreendedorismo de um seleto grupo de profissionais apaixonados pelo agronegócio. Atua com foco em pesquisa e desenvolvimento de soluções diferenciadas e inovadoras, com o objetivo de contribuir para uma agricultura mais sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP) e fábrica em Curitiba (PR), a empresa leva ao mercado o que há de melhor no mundo em soluções biológicas e naturais. Acesse www.biotrop.com.br.




Σχόλια


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page