top of page

Sala de Imprensa

Polimanta Agro proporciona segurança hídrica às fazendas

Para poder garantir produção o ano inteiro, as construções de reservatórios para captação de água são fundamentais, e tecnologias como as da Polimanta® Agro, do Grupo Nortène, geram tranquilidade ao produtor e maior resistência contra infiltrações ou vazamentos


A construção de reservatórios para garantir a segurança hídrica de propriedades agrícolas e a produção de alimentos o ano inteiro, é um trabalho que exige muitos cuidados. O principal deles, certamente, é a escolha do reservatório de geomembrana com propriedades mecânicas, de durabilidade e formulação adequadas, ou seja, que entregue total segurança contra anomalias, que por sua vez podem provocar rompimentos e causar enormes prejuízos e até mesmo crimes ambientais se houver danos à fauna, flora ou à comunidade.


O dispêndio financeiro de um rompimento parte de duas vezes o valor investido, em razão do conserto, da queda de produtividade que irá causar ao plantio irrigado e da necessidade de reposição total do volume de água do reservatório. Outra dor vivenciada pelo agronegócio, quando as geomembranas não têm boa durabilidade, é a degradação e, com isso, a redução da vida útil da estrutura toda.


Todas essas dificuldades podem ser evitadas com a escolha da Polimanta® Agro, projetada para a máxima resistência e durabilidade nas aplicações agrícolas. O produto compõe o portfólio da Nortène, que há 40 anos fornece geossintéticos para obras de responsabilidade ambiental e rigor técnico, tendo o maior acervo de obras desse tipo no Brasil.


Carolina Palomino, engenheira de aplicações da Nortène, explica que ainda há outras anomalias no mercado relacionadas às geomembranas, que quando identificadas causam atrasos de obra e retrabalhos. É o caso das dificuldades de solda do produto em razão da formulação inadequada, além daquelas com baixa resistência que podem virar pontos de vazamentos. “E quando não são identificadas, vão inviabilizar as manutenções futuras, pois não é possível soldar o material depois de pouco tempo”, detalha a profissional.


Diferenciais


A Polimanta® Agro tem múltiplas vantagens, começando pela resistência à perfuração, o que é indispensável para o bom desempenho do reservatório. “Nem sempre há total controle do que pode atingir um reservatório. Maquinários ou outras ferramentas que por ventura circulam perto, podem cair. E a excepcional resistência à perfuração, rasgo ou ruptura da Polimanta faz toda a diferença”, comenta Carolina.


O tempo de garantia de sete anos também é um diferencial da Polimanta Agro da Nortène, dois anos a mais que os demais produtos do mercado. Ainda possui a resistência química do Polietileno de Alta Densidade (PEAD), à oxidação e à ação dos raios solares (resistência ao UV).


A Nortène é líder na América Latina no fornecimento de reservatório de geomembrana e conta com o primeiro laboratório GAI-LAP do Brasil, uma acreditação internacional que verifica a conformidade dos ensaios com as normas vigentes. Ao decidir pela Polimanta Agro, o produtor recebe apoio completo no projeto, com instaladores indicados e credenciados pela Nortène.


Grupo Nortène - Fundada em 1981 e sediada em Barueri/SP, a Nortène é pioneira no fornecimento de: reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termo-soldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção. A Nortène contribui também com sua tecnologia exclusiva em plásticos na fabricação e na comercialização dos produtos das empresas: Engepol Geossintéticos, Santeno Irrigação, Tecnofil Soluções em telas e Silox armazenagem.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page