top of page

Sala de Imprensa

Plataforma ajuda a mitigar os riscos na gestão de commodities agrícolas

OneClick, da GAtec, é uma solução totalmente integrada que fornece informações precisas e em tempo real para as tradings, simplificando as tomadas de decisões


Gerenciar as commodities agrícolas nunca foi tarefa fácil, e isso se atribui a diversos aspectos mercadológicos. Um deles é o preço, afinal, são produtos cotados em bolsa e consequentemente com valores muito voláteis. Além de administrar todas as variáveis de mercado inerentes à operação e contratos derivativos para proteger as variações do câmbio e da commodity, os traders ainda precisam se preocupar com o frete, custos portuários, entre outros pontos que envolvem o deslocamento de uma commodity agrícola da fazenda ao porto ou até o cliente final.


Para auxiliar na gestão e minimizar todos os riscos na originação e venda de commodities agrícolas, com dados precisos em tempo real para a correta tomada de decisão, chega ao mercado o OneClick, uma plataforma unificada de trading, controle e gestão de riscos.


De acordo com Ronaldo Bhering, sócio da Vértice, empresa com foco na inovação tecnológica para o mercado agrícola e sócio no projeto OneClick, desenvolvido juntamente com a GAtec, empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, a plataforma opera de forma simples. Ela faz de maneira automática toda a gestão dos riscos, facilitando toda a parte mais complexa. “Ou seja, a ferramenta realiza a gestão da exposição cambial e da commodity, os custos inerentes da operação e ainda auxilia na gestão financeira, oferecendo suporte inteligente na operação de ponta a ponta”, destaca.


Ainda segundo o profissional, é importante ressaltar que este é um sistema raro no mercado, pois além de fazer a gestão do físico, faz também o gerenciamento dos contratos derivativos para proteger a operação das variações de preço, inerentes ao mercado no Brasil e no exterior. “Majoritariamente estamos falando de negócios futuros, uma trading que entra no mercado hoje ela está negociando duas ou três safras futuras, por isso a complexidade de gerenciar um contrato de mais de dois anos até executá-lo”, destaca.


Solução na prática


O OneClick é uma ferramenta web, que pode ser utilizada na nuvem e tem toda a tecnologia e segurança que a GAtec proporciona. É uma solução que otimiza o tempo, fazendo com que cada profissional da trading esteja focado desempenhando sua função. “Hoje muitos papéis acabam se misturando em função do excesso de planilhas, afinal, são muitos dados e números envolvidos no processo, portanto, um erro de controle pode gerar muitos prejuízos financeiros e reputacionais. “Por isso, uma plataforma assim, única no mercado, se faz tão necessária a fim de evitar os mais diversos riscos”, reforça o especialista


Além disso, tecnicamente falando, entre as principais vantagens pode-se destacar a conectividade em tempo real entre front office/pricing e financeiro, com a rastreabilidade do Profit and Loss (P&L) e Mark to Market (MtM) e agilidade na execução de derivativos. Ainda, o sistema possui uma base de dados robusta de business intelligence (BI) para tomada de decisão instantânea, entre outros diferenciais.


De acordo com Leonardo Ramos, diretor de Commodities Agrícolas da GAtec, “o Oneclick veio para compor, junto com os produtos da empresa como o Commerce e Commerce Log, a primeira plataforma de Contract Trading & Risk Management (CTRM) para o agronegócio inteiramente brasileira, adaptada as nossas características e necessidades”, disse. “Essa nova solução está sendo batizada de Agro-CTRM e já está disponível para o mercado”, acrescentou.


Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page