top of page

Sala de Imprensa

Planejamento da colheita é a melhor alternativa técnico-econômica para a cana-de-açúcar

Plataforma inteligente da GAtec pode otimizar processo e gerar aumento da rentabilidade das unidades sucroenergética


Somente um planejamento detalhado e bem embasado tecnicamente pode fornecer à uma unidade sucroenergética um cronograma confiável das atividades de colheita ao longo da safra. Na prática essa adoção amplia a margem de contribuição do lucro da agroindústria, levando-se em conta as características agrotecnológicas e geográficas de seus canaviais, bem como as restrições técnico-administrativas da empresa.


Com o sistema “Planejamento da Colheita” da GAtec, empresa especialista no desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, é possível ter todas essas vantagens. Por meio do método de programação linear, a ferramenta é a mais eficaz na definição do cronograma de colheita das variedades, garantindo o aproveitamento máximo do plantel varietal cultivado.


Para o funcionamento desse sistema deve-se primeiramente usar uma base de dados confiável e curvas de maturação que reflitam o ambiente da usina para fornecer ao software informações a respeito das restrições operacionais, agronômicas e industriais. Entre essas informações importantes precisam estar: a capacidade mínima e máxima de moagem e processamento de caldo da indústria, restrições relativas ao balanço energético dela (% de fibra mínima durante a safra) e características das variedades disponíveis para a colheita (precocidade, fitossanidade, morfologia).


Também é necessário constar a disponibilidade de frentes de corte, carregamento e transporte da cana, áreas com maturador, vinhaça e reforma e, capacidade mensal de colheita dos talhões com essas características, dados sobre as distâncias máximas por mês e frente de corte e idades mínimas e máximas por variedades e/ou unidade de planejamento. “Uma vez inseridas todas essas informações, o sistema as processa com grande velocidade, avaliando todas as alternativas de colheita de cada um dos talhões, fornecendo, consequentemente, a melhor solução técnico-econômica”, diz Regis Novaes, engenheiro agrônomo da GAtec.


Estudos realizados indicam que as usinas usuárias deste sistema conseguiram utilizando o plano de colheita otimizado, um acréscimo de 4% a 6% na média da safra. O resultado reflete diretamente na maximização da margem de contribuição do lucro do complexo agroindustrial e no aumento da rentabilidade da empresa.


Além do benefício direto, o sistema proporciona outras análises importantes, com destaque para: a verificação da viabilidade da aplicação de maturadores em determinados talhões, a definição do momento ideal para o início e final da safra, a quantificação ideal de aplicação de vinhaça mês a mês, entre outras. “Em resumo, vivemos uma época em que a competitividade dos mercados, tanto internos quanto externos, nos conduz à busca constante de aprimoramento de nossos processos, visando a diminuição dos custos e aumento da receita, resultando no incremento dos lucros obtidos”, destaca Novaes.


Ainda segundo o especialista é importante que sejam feitos investimentos em métodos de planejamentos, que sempre serão compensados com a melhoria dos resultados, sejam a curto, médio ou a longo prazo. “A adoção do sistema planejamento da colheita da GAtec com certeza trará resultados compensatórios para a empresa, que possuirá uma poderosa ferramenta de planejamento a seu favor”, complementou.


Funcionamento


Na prática, o sistema funciona como uma plataforma inteligente de dados e informações, ou seja, é como se cada agroindústria tivesse, à disposição, um novo departamento de gestão, trabalhando em tempo real. A toda nova entrada, os cálculos são realizados automaticamente e todo o sistema é atualizado. É um método de automação da sua gestão.


Entre as suas funcionalidades, destaque para a total integração com qualquer base de dados existente na empresa, sistema altamente amigável e de rápida assimilação pelo usuário, visualização, acompanhamento e comparação dos resultados por meio de gráficos e relatórios gerenciais. Somado a isso, a ferramenta proporciona absoluta visualização, alteração e acompanhamento dos resultados via mapas temáticos.


Outro importante diferencial é a geração de relatórios para sequenciamento das futuras pré-análises e para visualização da evolução de levantamentos já existentes. Além disso, há a possibilidade de isolamento de restrições no momento da execução do “solver” (interessante para identificação de quais restrições mais afetam a margem de contribuição).


Com a função auto-diagnóstico é possível identificar e alterar, se permitido pelo usuário, as restrições que impossibilitam a execução do planejamento. O sistema realiza ainda pesquisa em Cubo (BI) das informações, o que minimiza a necessidade de customizações para relatórios e possibilita a visualização e alteração do sequenciamento das frentes de corte.


Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio, como softwares agrícolas. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page