top of page

Sala de Imprensa

Público do CanaTech Nacional conhecerá soluções para alavancar a produtividade da cana-de-açúcar

Multinacional francesa De Sangosse estará no evento técnico que é referência do setor sucroenergético no Triângulo Mineiro, junto com a Futura Agronegócios, sua distribuidora na região, ambas fomentando o trabalho especializado que desenvolvem na cultura


De acordo com o 1º Levantamento da Safra 2023/24 de Cana-de-Açúcar, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado em abril, a estimativa é que a produção para este ciclo alcance um crescimento de 4,4% com relação à última temporada (2022/23), resultando em 637,1 milhões de toneladas. Na região Sudeste, com 63,5% da produção, a maior do País, o estado de Minas Gerais se destaca. Segundo a estimativa, a região poderá colher aproximadamente 78,1 mi/ton, volume 10,7% maior que a safra passada, em 955,9 mil hectares plantados, 6,6% a mais que em 22/23.

E é neste cenário de extrema importância da cultura para a região, tanto do ponto de vista econômico quanto social e histórico, que acontece o CanaTech Nacional, considerado o maior evento técnico do setor sucroenergético do Triângulo Mineiro. A iniciativa acontece desde 2017, organizada pela MS Fernandes Consultoria Agrícola e, pela primeira vez, terá a participação da multinacional de origem francesa De Sangosse Brasil. A companhia estará presente junto ao estande da Futura Agronegócios, seu parceiro distribuidor no Estado, e vai apresentar para o público quatro soluções que contribuem para alavancar a produtividade da cana-de-açúcar.

Adauto Rodrigues da Silva Junior, gestor da unidade da Futura Agronegócios de Frutal/MG, conta que, junto com a De Sangosse, a revenda desenvolve um trabalho 100% focado em cana-de-açúcar. “Estamos há 19 anos no mercado e atuamos de forma especializada em cada tipo de cultivo, como café, grãos, HF, com consultores 100% focados, e assim é com a cana também”, explica.

Segundo ele, a parceria com a De Sangosse está permitindo o trabalho com um portfólio nutricional específico para os produtores da cultura, pois é uma empresa que “tem muito potencial nessa área”. Adauto acrescenta que o evento vai ser muito importante para dar visibilidade a esse trabalho diferenciado no Triângulo Mineiro. “Viemos para somar, acompanhar esse crescimento”, diz.

O coordenador comercial da De Sangosse na região Sudeste, Paulo César Martins Junior, explica que a linha Bio Solutions, com o condicionador de solo microbiológico SC5®, será o grande destaque. A solução foi desenvolvida para atuar de forma múltipla e simultânea, contribui para maior atividade biológica e enzimática do solo e produz diferentes efeitos que promovem o bom desenvolvimento da cana-de-açúcar.

Essas características do SC5® resultam da presença da cepa da bactéria Pseudomonas thivervalensis, que contém genes específicos envolvidos na solubilização de fósforo mineral e orgânico, além de outros compostos. Adicionalmente, também participa dos ciclos de Nitrogênio (N), Ferro (Fe) e Enxofre (S) do solo, por meio de diversas atividades enzimáticas. “Dessa forma, o SC5® aumenta a disponibilidade de muitos nutrientes essenciais indispensáveis ao crescimento das plantas, e tem efeitos positivos no transporte e metabolismo de aminoácidos e peptídeos, bem como opinas, que são compostos ricos em N solubilização de fósforo mineral e orgânico, além de outros compostos”, explica o profissional.

De forma complementar e sinérgica, o condicionador microbiológico SC5® atua para promover maior resistência aos diferentes agentes de estresse no solo, modulação de fitormônios, ativação do sistema de defesa natural das plantas contra patógenos e induz um maior crescimento radicular.

Além do estande, a De Sangosse apresentará as ferramentas aos visitantes do CanaTech no Momento Patrocinador. Nestes espaços, além do SC5®, estarão presentes as especialidades da linha de Nutrição e Fisiologia Vegetal com destaque para o fertilizante foliar ONE.A® PRO, o ativador de rizosfera Acrecio® e também o regulador de crescimento vegetal Maxport®. “Será a oportunidade de nos reunir com os produtores e demais profissionais técnicos que atuam na cultura onde estamos intensificando a participação da De Sangosse. São regiões importantes como todo o Vale do Rio Grande, Triângulo Mineiro e Pontal do Triângulo, e nelas temos feito trabalhos científicos em universidades, parcerias com consultores regionais e com a nossa equipe técnica comercial a campo”, ressalta Paulo César.

Soluções complementares

O profissional comenta ainda quais são as principais características do Acrecio®, um fertilizante organomineral Classe A que contém um conjunto de aminoácidos sintéticos e um bioativador natural de nova geração, o Acreciactiv®, tecnologia patenteada da De Sangosse. Segundo ele, como ativador da rizosfera sua composição permite o aumento do metabolismo fotossintético e do funcionamento das raízes, ou seja, auxilia solo e planta, e promove a melhor assimilação e transporte de água e nutrientes.

O ONE.A® PRO é um fertilizante foliar que desempenha um papel essencial na proteção de plantas em condições de estresses hídricos e térmicos. O produto preserva o potencial hídrico e a turgescência celular, além de promover o equilíbrio fisiológico em diferentes estágios fenológicos. O gerente comercial explica que para a cultura da cana, a empresa recomenda o posicionamento da ferramenta na etapa pré-seca. “Quando corta a chuva de maio em diante, vem seca, frio e a planta naturalmente começa a murchar. Mas com esse posicionamento a planta se fortalece e fica mais preparada para essa situação”, pontua.

Já o Maxport® é um regulador de crescimento vegetal, formulado a partir de uma combinação de três fitormônios que permitem maximizar o potencial genético das plantas, contribuindo para a obtenção de uma maior produtividade. “Ele atua nos diferentes estágios de desenvolvimento da planta e quando usamos na cana, os benefícios se concentram principalmente na melhora da arquitetura e do colmo”, completa o profissional.

Programação

O CanaTech Nacional vai reunir renomados especialistas do setor sucroenergético e da economia para abordar temas de mercado, produção, irrigação, tratos culturais, biológicos, entre outros. Entre os palestrantes estará o Professor Molion, que vai falar sobre a possibilidade de geadas em 2023; e especialistas da Canaplan, que vão trazer projeções da safra 2023/24, entre muitos outros.

A inscrição pode ser feita na abertura do evento, a partir das 7h30, com 3kg de alimentos. O CanaTech Nacional acontece no Centro de Eventos ABCZ – Parque Fernando Costa, na Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, Bloco 1, em São Benedito, Uberaba/MG.

Sobre – A De Sangosse Brasil faz parte do Grupo De Sangosse, fundado em Agen, na França, em 1926, e presente em mais de 60 países, com 26 filiais em todo o mundo. No Brasil, a De Sangosse atua desde 2006, destacando-se pela produção e fornecimento de produtos para Nutrição e Fisiologia de Plantas, Adjuvantes, Bio Soluções e Controle de Pragas Urbanas. Com sede em Ibiporã-PR, a empresa conta com uma estrutura de 114 mil m², moderno parque fabril equipado com maquinários de última geração e capacidade de produção anual de 40 mil toneladas. Na área destinada à Pesquisa e Desenvolvimento, a empresa realiza estudos com o intuito de conquistar mais produtividade e rentabilidade para seus clientes, sempre buscando crescimento com o desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre a De Sangosse Brasil em www.desangosse.com.br.




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page