top of page

Sala de Imprensa

Público da 45ª Expointer terá acesso a tecnologias que ajudam a reduzir custos com fertilizantes


Presente em mais de 90% das indústrias de máquinas de plantio do País, a FertiSystem estará presente na feira junto a esse setor, fomentando o uso adequado das ferramentas de dosagem de adubo, visando os melhores resultados em produtividade e a competitividade dos produtores rurais gaúchos


Uma feira de viés agropecuário muito forte, que recebe cerca da metade dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, a Expointer chega a sua 45ª edição e acontece entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, em Esteio/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil. Diante da importância do evento, a FertiSystem, empresa especialista em tecnologias para plantio e distribuição de adubos, com sede em Passo Fundo/RS, estará presente junto aos expositores de máquinas agrícolas. O objetivo é atender os visitantes e proporcionar mais conhecimento sobre as tecnologias embarcadas em seus dosadores, que auxiliam na distribuição precisa de nutrição para as plantas.


Entre as culturas agrícolas presentes na Expointer estão os cereais, como soja e arroz. Para a FertiSystem, a presença será de grande importância. “O nosso papel será ao lado de nossos parceiros, fomentando o uso adequado, a manutenção e periodicidade corretas, da maneira que ofereça o melhor resultado possível de todas as ferramentas que disponibilizamos para o agricultor”, destaca o engenheiro agrícola, Rafael de Souza Luche, gerente comercial da FertiSystem. Além disso, ele cita que as tecnologias de plantabilidade, como os dosadores de adubo, são coadjuvantes importantes no plantio, pois fazem a dosagem correta da nutrição da planta, de acordo com a necessidade de cada cultura.


Dosar para economizar


Antes do início da guerra entre Rússia e Ucrânia e de problemas como os ligados à exportação da China, sanções aplicadas contra a Bielorússia que trouxeram impacto no preço do cloreto de potássio, a pandemia e a elevação dos fretes marítimos, os custos com adubo para a produção agrícola não eram tão significativos. Já em 2021, o incremento nos preços atingiu patamares inéditos e esse cenário de alta passou a pesar no planejamento financeiro e, consequentemente, na rentabilidade do produtor.


Para não ver suas margens reduzirem ainda mais, a tecnologia se tornou ainda mais uma aliada essencial. Através dela, é possível utilizar os insumos da forma mais correta possível, sem desperdícios. “Aquilo que era colocado de qualquer jeito começou a ficar caro e agora é preciso utilizar a quantidade correta, nem a mais e nem a menos, e sim a mais próxima do ideal”, comenta o gerente.


Um exemplo de ferramenta que contribui no manuseio e tomada de decisão da operação de calibração da plantadeira é o APP Dose Certa, da FertiSystem. É uma tecnologia simples que auxilia a operação e os cálculos de plantio com a precisão na regulagem da máquina. “Ele ampara o agricultor para não desperdiçar fertilizante por erros de regulagem, com resultados diretos na produtividade e economia para o plantio”, explica Luche.

Outra tecnologia de plantio que facilita a operação é o sistema de controle de aplicação de fertilizantes por meio de smartphone ou tablet, o TXF MB (Taxa Fixa Mobile). Também da FertiSystem, através dele a dosagem e deposição do adubo no solo é mais precisa e há real controle do que acontece com o implemento durante a atividade.


“De dentro do trator, o cliente pode ajustar a regulagem e dosagem do adubo, sem a necessidade de parar e de forma muito simples. Isso otimiza a operação, ou seja, se em determinado talhão ele precisa de certa quantidade e no talhão seguinte precisa de menos, basta fazer o ajuste e continuar o trabalho sem interrupção da máquina”, detalha o gerente da empresa.


Certamente, o uso da tecnologia hoje está mais ao alcance do produtor e este precisa economizar. Com o custo de produção de uma lavoura de soja variando de 20 a 27% sacas por hectare, por exemplo, são recursos e inovações como as de dosagem de adubo que podem fazer a diferença ao término de cada safra. “As ferramentas são pensadas visando o melhor resultado na lavoura. E o melhor resultado é aumentar a produtividade e aperfeiçoar a competitividade do cliente”, finaliza Luche.


45ª Expointer


Data: 27 de agosto a 4 de setembro (nove dias).

Local: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil - Km 13 da BR-116 (via lateral).

Horário de visitação: das 8h às 20h30

Preço de ingressos: R$16 (inteira) e R$8 (meia-entrada). Estudantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência pagam meia-entrada. Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, têm entrada gratuita.


Sobre - Com sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para revolucionar a forma de plantar com soluções inteligentes para o plantio. Atualmente, está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.




Comentarios


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page