top of page

Sala de Imprensa

O sucesso de uma startup vai além de uma boa ideia

Aceleradoras como a Cyklo Agritech, 100% dedicada ao agronegócio, auxilia a jornada de jovens profissionais do campo gerando maturidade, escalabilidade e oportunidades aos novos negócios


Para um jovem empreendedor, começar um novo negócio do zero, a partir de um sonho e de uma boa ideia não é tarefa fácil e os desafios são inúmeros. Prova disso é o tempo médio de sobrevivência das startups no Brasil. Segundo o Sebrae, com dados elaborados pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, pelo menos 25% desses novos negócios fecham as portas com um tempo menor ou igual a um ano. Outro dado alarmante é que na média, 50% delas encerram as atividades com um tempo menor ou igual há quatro anos.


Ao longo de sua jornada, uma startup precisa passar etapas de desenvolvimento até sua maturidade. Estas, quando não são bem executadas levam essas jovens empresas a sérios problemas muitas vezes até mesmo irreversíveis. Portanto, o planejamento em uma jornada empreendedora é essencial na busca pelo sucesso. 

De modo geral, essas startups precisam passar por cinco importantes fases. A primeira delas é a ideação ou pré-seed, ou seja, é o momento inicial de mergulhar nas pesquisas de mercado para identificar as oportunidades. A segunda etapa é a validação ou seed que é quando o produto ou serviço é validado pelo mercado.


O passo seguinte é a operação ou early stage que marca o início da comercialização do produto ou serviço. É quando as estratégias de marketing digital e vendas são colocadas em prática. Então, é preciso que as equipes de atendimento estejam estruturadas e prontas para trabalhar. 


O próximo é a tração ou grow stage que é o estágio de maturidade. A startup já está em plena operação e consegue validar seu plano de negócios com consistência. Por fim chega o momento do scale-up ou expansion stage. É a hora de escalar ou de expandir os negócios.


Na teoria este é o passo a passo que os jovens empreendedores deveriam seguir, contudo na prática a realidade pode ser bem diferente. A inexperiência aliada à falta de estratégia e poucos recursos pode pôr tudo a perder. Para orientar os aventureiros nessa jornada, ter ajuda profissional de especialistas é um grande diferencial, por isso o trabalho de incubadoras e aceleradoras que ajudam a impulsionar startups são fundamentais.


Entre as aceleradoras no Brasil destaca-se a Cyklo Agritech, que é 100% dedicada ao agronegócio. A empresa inclusive foi listada recentemente pelo especialista em empreendedorismo e um dos maiores investidores anjo do País, João Kepler. Ele que CEO na Bossa Nova Investimentos já realizou mais de 700 aportes em startups nos últimos quatro anos, colocou a Cyklo Agritech como a aceleradora mais promissora no campo em 2024.  “Ter sido citado pelo Kepler, é um motivo de muito orgulho para nós”, diz Pompeo Scola, CEO da Cyklo Agritech e consultor e especialista no desenvolvimento de startups.

Aceleração qualificada


A Cyklo Agritech, que está instalada em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, ajuda empreendedores a construir soluções inovadoras nesta área e seus resultados comprovam isso. Desde a sua criação em 2019, a aceleradora já fez a mentoria de 20 jovens empresas. Deste total, 12 delas continuam ativas no mercado e juntas já faturam algo em torno de R$ 30 milhões por ano, com um valuation próximo de R$ 120 milhões somadas. “Nossa missão é ir além da mentoria, transformamos em nove meses as startups em uma empresa formatada com clientes, produtos, com ofertas e faturamento”, diz o CEO.


O corpo de mentores da aceleradora conta com mais de 30 profissionais experientes das mais diversas áreas de atuação e que juntamente com os investidores e parceiros, ajudaram a criar o modelo que norteia os novos empreendedores a alcançarem o tão sonhado sucesso. “Com o objetivo de acessibilizar a nossa curadoria aos jovens de todo o país estamos na fase final do projeto de expansão. A ideia é montar outros dois polos de aceleração, um em São Paulo e outro em Santa Catarina, gerando mais oportunidades”, adiantou Scola.


Os empreendedores que têm algum produto ou serviço aplicável ao agronegócio e necessitam da aceleração podem procurar a Cyklo e fazer a inscrição com preenchimento do edital de participação. “Aceitamos startups de todo o Brasil e até do exterior, mas, o mais importante é que a solução que ela desenvolveu seja aplicada no agronegócio”, finaliza o executivo.


Sobre – Sediada em Luís Eduardo Magalhães/BA, a Cyklo Agritech, é a mais importante aceleradora de Agritechs do Brasil focada em aumentar a produtividade do agronegócio por meio de inovações. Formada por um corpo de mentores, investidores e diretores experientes, a empresa já alavancou 20 startups. Saiba mais em https://cykloagritech.com.




Commenti


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page