top of page

Sala de Imprensa

Novidade no manejo inteligente e sustentável de ameaças será apresentada na Agrishow

MAPFY Shield Geoprotection, plataforma inteligente da GAtec que usa geoprocessamento e inteligência artificial já consolidados em cana-de-açúcar, será a aposta da empresa que também passará a disponibilizar a ferramenta para outras culturas como citros, grãos e algodão


Os danos decorrentes de pragas e doenças nas lavouras geram prejuízos bilionários todos os anos aos agricultores. Para tentar minimizar essas perdas no campo, a GAtec, especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, apresentará durante a Agrishow, em Ribeirão Preto/SP, de 1 a 5 de maio, as novidades do MAPFY Shield Geoprotection, sua ferramenta para manejo inteligente, integrado e sustentável de ameaças.


A plataforma inteligente desenvolvida em parceria com empresas especialistas em Entomologia e com apoio de clientes, que está em uso e consolidada em usinas de cana-de-açúcar, em breve também estará disponível para citros, grãos e algodão. Segundo Fernando Bortolazzo, sócio fundador e CTO da GAtec, a ideia é lançar o MAPFY Shield Geoprotection para outras culturas já no segundo semestre deste ano. “Estamos com novas parcerias e em contato com clientes dessas culturas para nos apoiar nas configurações e adequações e ampliar o uso dessa poderosa tecnologia em diversas áreas”, diz.


Na prática, a solução ajuda na rápida tomada de decisão de forma mais assertiva, por meio de geoprocessamento e inteligência artificial desde o planejamento, monitoramento e controle, com isso, otimiza toda a operação. A tecnologia se destaca por abranger todas as etapas do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP), além de permitir a criação de um banco de dados rico em informações e a realização de estudos técnicos e econômicos com base em índices de perdas e efetividade dos controles.


Ainda segundo Bortolazzo, a tecnologia é totalmente isenta de viés comercial no que diz respeito a produtos químicos e biológicos, visando sempre a eficiência operacional e a redução de custos dos produtores. “As sugestões passadas ao produtor é sempre priorizando o manejo mais adequado e sustentável com menor custo, focado na individualidade e características de cada área, levando em consideração o índice de infestação”, destaca.


Mais destaques na feira


A GAtec também está trabalhando em outras iniciativas. São novos produtos que embora estejam em fase final de validação, já poderão ser apresentados aos visitantes na feira. Uma das novidades é o MAPFY SOIL, plataforma de mapeamento digital de solos que chega para otimizar o levantamento dessas informações e o detalhamento dos mapas.


A nova solução tem como base a combinação das análises de solo com imagens de satélite, dados de relevo, clima e temperatura do solo. De acordo com Bortolazzo, o complexo banco de dados é utilizado para calibrar modelos matemáticos de inteligência artificial a fim de otimizar a coleta e análise de amostras de solo, aumentar a escala dos mapas pedológicos e de atributos, produzir mapas de recomendação e zonas de manejo, adequar o uso de fertilizantes e corretivos, entre outros.


Com isso, o produtor terá acesso a informações mais detalhadas sobre os solos de sua propriedade de maneira rápida, sendo possível adequar a gestão agrícola no nível de detalhe desejado. “A ideia é substituir técnicas simples de interpolação e entregar mapas detalhados e mais realistas, focados em aumento de produtividade”, afirma o especialista.


Outra novidade apresentada será o MAPFY SAT. A ferramenta consiste na utilização e combinação de imagens de satélites e dados para análises especiais e automatizadas das áreas monitoradas. A solução faz um tratamento para análise de biomassa, para identificar se dentro do talhão ou da fazenda a cultura plantada está se desenvolvendo uniformemente, podendo fazer o acompanhamento via NDVI - sigla para Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation Index – do inglês).


Além disso, por meio do machine learning há também o detector de anomalias. “Se tem algo muito fora do padrão, pode ser, por exemplo, excesso de ervas daninhas ou até mesmo a cultura pode ter crescido mais que o esperado naquela área, ou quando o indicador está muito para baixo, pode ser falha, praga, pisoteio ou geada. Esse alerta então é gerado ao produtor ou responsável pela área de que algo está fora do padrão, indicando uma vistoria no local”, diz o especialista.


Ainda durante a Agrishow, os visitantes poderão conhecer também o MAPFY WAY – Rotas no Campo, um aplicativo para dispositivos móveis, baseado na navegação por GPS e que contém informações de usuários e detalhes sobre rotas dos clientes. Diferentemente de outros apps de navegação que utilizam mapas públicos, a ferramenta da GAtec vai mapear as áreas das fazendas.


“Obtemos o mapa da propriedade e aplicamos em um algoritmo que faz o mapeamento de todas as vias e áreas no local, indicando rotas de carro, caminhão ou máquinas pesadas. Após isso, é enviada uma versão do mapa próprio para aplicativos mobile e os usuários podem visualizar as rotas como aquele layout que estamos acostumados para navegação na cidade” destaca o diretor.


Na ferramenta é possível apontar ainda algum risco na via como buracos, pontes, entre outras informações. O motorista também pode ser monitorado quanto ao excesso de velocidade, troca de turno e diversos alertas. Um grande diferencial do MAPFY SAT é que a ferramenta pode trabalhar de forma off-line com os mapas exclusivos do cliente.


Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.






Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page