top of page

Sala de Imprensa

Nova tecnologia incorpora adubo orgânico direto no solo

O Daol Incorporador, da Mepel Máquinas e Implementos, representa um conceito inédito na distribuição de dejetos na lavoura, com eficácia na aplicação de cerca de 90%


Nos últimos anos, a agropecuária tem superado as expectativas de produtividade no campo, porém, o grande desafio é manter todo esse crescimento de maneira sustentável. Por isso, é fundamental que o produtor reaproveite todos os recursos da fazenda, inclusive os dejetos vegetais e de animais para a produção de adubo orgânico. Este subproduto natural, além de ser uma alternativa eficiente, rentável e fácil de nutrir o solo que vai receber a plantação, é uma ferramenta sustentável que contribuirá diretamente para a preservação do meio ambiente.

Com o objetivo de gerar ainda mais eficiência na aplicação destes insumos, a Mepel Máquinas e Implementos desenvolveu o Daol Incorporador, um distribuidor de adubo orgânico líquido. Este representa um novo conceito nesta operação: a incorporação ao solo. Ao contrário dos métodos tradicionais a lanço, no qual o adubo orgânico aplicado é aspergido na atmosfera, com o implemento da Mepel, o produto é injetado diretamente em sulco aberto no solo. Por meio de um distribuidor tipo Manifold, a vazão é mantida constante e é igual em todas as linhas de saída, que terminam em discos sulcadores, garantindo a uniformidade de aplicação e a manutenção do sistema de plantio direto.

Além disso, o equipamento proporciona outros benefícios em relação à aspersão. Entre eles, reduz as perdas de nutrientes, principalmente de nitrogênio (N) e Fósforo (P), por deriva, evaporação, lixiviação e minimiza a contaminação de fontes d’água superficiais com microrganismos patogênicos. “Com o incorporador injetor, aumenta-se a eficiência dos dejetos como fonte de Nitrogênio (N) às culturas, possibilitando reduzir a quantidade de adubo necessária por hectare, ampliando consequentemente a produtividade das culturas. Quando comparada ao método de aspersão, a aplicação incorporada ao solo pode reduzir até 90% da perda N”, destaca Gabriel Boff, engenheiro mecânico e diretor industrial da Mepel.

Com menor impacto ambiental, dosagem mais precisa e tecnologia de alta confiabilidade, o Daol Incorporador se diferencia por ser de fácil operação e baixo custo de manutenção. Além de incorporar dejetos no solo, funciona também como um distribuidor convencional.

Outro diferencial é que o implemento pode ser equipado de duas formas. Uma é com a bomba a vácuo anel líquido de alta performance, que oferece excelente produtividade e permite serviço ininterrupto (24 horas por dia), ideal para quem trabalha com dejetos mais densos e precisa fazer muitas cargas por dia. Outra opção é a bomba lobular, que, por sua vez, opera com baixa rotação, alta vazão e alta pressão, recomendada para dejetos menos densos (mais líquidos).

Patentes Verdes

Outra solução eficiente da Mepel é o Daol Vácuo Compressor, um distribuidor de adubo orgânico líquido equipado com bomba vácuo compressor de palhetas, que se destaca por possuir o selo Patentes Verdes. Este foi concedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que é o órgão responsável por registrar e proteger marcas e patentes. A certificação foi concedida graças ao dispositivo desenvolvido e implementado no equipamento para retenção do óleo lubrificante, evitando que ele seja despejado no solo. Ou seja, esse simples e importante aperfeiçoamento garante o menor impacto ambiental.

O Daol Vácuo Compressor apresenta ao setor diversas outras vantagens: ele se destaca por ser um equipamento versátil, de fácil operação e baixo custo de manutenção. Com sua robustez tem longa vida útil e possui ainda lubrificação das palhetas na carga e descarga.

Segundo Boff, além da distribuição de adubo orgânico líquido de suínos e bovinos, também pode ser usado para diversos tipos de efluentes, como, por exemplo, vinhaça de cana ou qualquer resíduo líquido da agroindústria, e para limpeza de fossas sépticas e sucção de resíduos. “Ou seja, é um distribuidor que funciona muito bem para dejetos mais densos e que complementa bem uma linha que tem foco em eficiência, praticidade e sustentabilidade”, finaliza o profissional.

Mepel – A empresa nasceu em Estação-RS e atua desde 1966 produzindo implementos agrícolas e equipamentos rodoviários para os segmentos agrícola, pecuário, florestal, canavieiro, rodoviário e de construção. É uma referência nacional na fabricação de tanques distribuidores e equipamentos customizados, atuando em todo o território nacional através de uma rede com mais de 500 revendas.





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page