top of page

Sala de Imprensa

Irrigação é a principal aliada da segurança alimentar

Para a Agrishow 2023, a multinacional Lindsay reforça a importância da sustentabilidade no agronegócio com o uso correto e eficiente da água nas lavouras para garantir a qualidade nutricional da população


A irrigação é uma ferramenta que além de proporcionar uma produtividade até três vezes maior do que áreas de sequeiro, contribui decisivamente para a segurança alimentar e nutricional da população. Alimentos típicos da dieta, como arroz, feijão, legumes, frutas e verduras são produzidos em grande medida por meio da técnica. Com o avanço tecnológico, os agricultores a cada ano percebem que além de ter mais segurança na lavoura, podem ainda garantir uma produção cada vez mais sustentável no campo.


Entre as mais diversas técnicas de irrigação, a utilização de pivôs ganha destaque por ser extremamente democrática, podendo ser utilizada para as mais diversas finalidades, acessível para pequenas e grandes propriedades. Por exemplo, no extremo Sul do Brasil a irrigação é complementar para salvar as culturas nos veranicos, enquanto no Centro-Oeste e Norte a técnica permite uma terceira safra. Para mostrar todas essas potencialidades, a Lindsay, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, mais uma vez marca presença na Agrishow, que acontece de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP.


O foco da empresa no evento é desmistificar e mostrar a importância da irrigação na sustentabilidade do planeta. Ou seja, apresentar o manejo correto da técnica. Muitos agricultores apenas “molham” as culturas, não utilizando todo o potencial das ferramentas e tecnologias disponíveis. Ao aplicar água a mais que o necessário, por exemplo, ou no momento em que a planta não necessita, além de poder causar um estresse por excesso hídrico na cultura, comprometendo sua produtividade, o agricultor aumentará os seus custos e consequentemente terá maior desperdício dos recursos.


Durante o crescimento da planta, ela terá demandas hídricas diferentes de acordo com seu estádio fenológico. Por esse motivo, manter a mesma quantidade de lâminas e o mesmo intervalo de aplicações pode resultar em um maior consumo e desperdício de água, principalmente quando não levamos em consideração a água presente no solo ou ainda as chuvas previstas.


Segundo Cristiano Trevizam, diretor de vendas & marketing para América Latina da Lindsay, a maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, sempre aproveitando o recurso que já está disponível. “Por isso vamos proporcionar aos visitantes em nosso estande uma verdadeira imersão em sustentabilidade, comprovando que irrigação é uma coisa simples e não complexa, as outorgas e montagem também estão menos burocráticas”, destaca.


Uma das ferramentas eficientes hoje nesse sentido é o FieldNET Advisor. Com gerenciamento remoto, a solução foi desenvolvida pela Lindsay e é totalmente integrada a já reconhecida plataforma FieldNET, também da marca. A solução fornece informações objetivas de irrigação ao produtor e ainda mostra se os pivôs estão operando como o programado, auxiliando-o nas tomadas de decisões. Com o FieldNET Advisor a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico. “Tudo isso com foco em reduzir os custos com energia no uso da água, além de deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs”, acrescenta o diretor.


Condições próprias de crédito


Com a missão de acessibilizar ainda mais a irrigação aos agricultores, além de mostrar todos os seus benefícios e facilidades, a Lindsay também prepara para o evento condições especiais de financiamento por meio de seu banco de fábrica. “Temos visto produtores postergando a compra de um equipamento novo de irrigação, esperando o plano safra ou taxa de juros abaixo dos dois dígitos e isso preocupa, pois há muita incerteza no mercado”, afirma o especialista.


Pensando nisso, a Lindsay está criando sua própria taxa de juros para ajudar os produtores desde já. A multinacional oferece condições especiais e imbatíveis de crédito. Além disso, a companhia também disponibiliza negociação por meio de operação de barter, ou seja, o pagamento do equipamento pode ser negociado através da entrega futura de grãos e não de dinheiro. “A Lindsay, de maneira proativa busca oferecer aos clientes opções de crédito com condições próprias, em um momento de escassez do mercado com opções públicas que não existem”, diz Trevizam. “Por isso os produtores que tiverem interesse em conhecer todas essas vantagens é só procurar um de nossos revendedores”, finaliza.


Sobre - A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) - Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. www.lindsay.com.br.




Comentarios


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page