top of page

Sala de Imprensa

Ferramenta digital simplifica a gestão de riscos de commodities agrícolas

OneClick, plataforma totalmente integrada da GAtec, ganha novos relatórios para ajudar as tradings na tomada de decisão. Tecnologia brasileira é única comparável aos CTRM's internacionais


Lançado no início deste ano, o OneClick chegou ao mercado com o objetivo de auxiliar as tradings na gestão de riscos de commodities agrícolas desde a originação até a venda, fornecendo dados precisos em tempo real. Agora, a solução apresenta novidades e passa a oferecer novos relatórios de exposição tanto de commodities quanto de moedas, custo de frete, entre outros, tornando as decisões ainda mais assertivas.

Segundo Ronaldo Bhering, da Vértice, empresa de inovação tecnológica para o mercado agrícola e também sócio no projeto OneClick, desenvolvido juntamente com a GAtec, especialista no desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, estes novos relatórios e análises são muito importantes para o gerenciamento do processo como um todo, indo da originação, vendas até controle dos derivativos. Eles são todos online, ou seja, a partir do momento que se confirma uma ordem de compra independentemente de onde quer que o usuário esteja, dali para a frente todo o processo passa a ser conectado.

Além disso, é um modelo personalizado, com tudo que as tradings precisam para gerir todos os riscos em um único lugar e de uma forma simples. “Temos relatórios muito mais robustos e evoluímos muito nessa elaboração. O OneClick surgiu para realmente simplificar o que é complexo e essa simplificação que é a nossa essência. A ferramenta está disponível para negociação de soja, milho, algodão, mas já estamos estudando para oferecer a solução também para café e açúcar”, completou Bhering.

Solução inédita

O OneClick é uma ferramenta web, que pode ser utilizada na nuvem e tem toda a tecnologia e segurança que a GAtec proporciona. É uma plataforma que otimiza o tempo, fazendo com que cada profissional da trading esteja focado desempenhando sua função. Na prática, a solução realiza a gestão da exposição cambial e das commodities, os custos inerentes da operação e ainda auxilia na gestão financeira, oferecendo suporte inteligente de ponta a ponta.

É importante ressaltar que este é um sistema raro no setor, pois faz também o gerenciamento dos contratos derivativos para proteger a operação das variações de preço, inerentes ao mercado no Brasil e no exterior. “Majoritariamente estamos falando de negócios futuros. Uma trading que entra no mercado hoje está negociando duas ou três safras futuras, por isso a complexidade de gerenciar um contrato de mais de dois anos até executá-lo”, destaca.

Outro grande diferencial da solução tecnológica é ser a primeira plataforma brasileira a criar um CTRM (Commodity Trading and Risk Management), que são sistemas internacionais que englobam o processo como um todo. “Conseguimos conectar o OneClick com diversos provedores de dados, ou seja, recebemos as cotações que alimentam os nossos preços para tomada de decisões e dados históricos de forma online sem interferência humana”, destaca o especialista.

Além disso, outra importante novidade é que agora o OneClick foi conectado com o consagrado Commerce, a ferramenta de gestão comercial da GAtec. Trata-se de um avançado software de controle das operações de compra e venda de commodities agrícolas que tem o principal objetivo integrar e simplificar as atividades do departamento comercial com rapidez, precisão, inteligência e segurança. “Podemos dizer que o OneClick é o começo de tudo, onde o trader negocia os contratos futuros e faz as travas de derivativos. Agora, conectamos a plataforma com Commerce, o mais eficiente sistema de excussão”, finaliza.

GAtec – Plataforma Integrada de Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio, como softwares agrícolas. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.





Commentaires


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page