top of page

Sala de Imprensa

Feiras em MT levam tecnologias ao pecuarista com foco em eficiência

Investir em soluções que ajudem a alcançar o melhor resultado, com assertividade e economia devem estar no planejamento da atividade. Durante dois importantes eventos em Mato Grosso, a Siltomac destacará o Misturador Acoplado 25.7RR, um equipamento premiado e que ajuda neste cenário


Referência no setor agropecuário, o estado de Mato Grosso é o maior quando falamos em produção de bovinos no Brasil, com 9,5 vezes mais cabeças de gado do que habitantes, conforme aponta Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, é líder na produção desde 2004. Ainda de acordo com os dados, o rebanho bovino aumentou 5,6%, passando de 32.424.958 cabeças, em 31 de dezembro de 2021, para 34.246.313, na mesma data de 2022.


Além disso, a região é também destaque nacional na agricultura, com uma grande concentração de produtores e empresas do setor, evidenciando a importância do estado para o agro. Tanto protagonismo exige cada vez mais que o produtor mato-grossense, mantenha sempre em pauta a eficiência, buscando economizar e ser mais assertivo na criação. “Essa eficiência passa obrigatoriamente pela adoção de tecnologias e equipamentos que otimizem os manejos nas fazendas e ajudem na redução dos principais insumos”, aponta Mariana Rodrigues, diretora de operações e marketing da Siltomac, indústria de máquinas para pecuária.


E é exatamente para ajudar o produtor nesta missão que a Siltomac desenvolveu o Misturador Acoplado 25.7RR e que será destaque em dois importantes eventos em MT. O primeiro deles será a Farm Show MT, que segue até dia 15, em Primavera do Leste. Outro evento é o Show Safra, promovido anualmente pela Fundação Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde, de 18 a 22 de março.


O equipamento da Siltomac destaca-se não apenas por otimizar os processos de manejo da alimentação dos bovinos, promovendo a mistura e a distribuição de ração nos cochos e oferecendo até 98% de homogeneidade, mas também por não ter correntes e engrenagens. “Ou seja, toda a transmissão é feita através de bombas hidráulicas e redutores planetários. Isso garante maior durabilidade, e menor necessidade de manutenção preventiva e corretiva”, ressalta a profissional.


Mais características


Os Misturadores da Siltomac podem ser carregados por ambos os lados. A ausência de traves na parte superior do compartimento de carga elimina o risco de colisão entre a concha da pá carregadeira e o equipamento. Tem ainda grande capacidade de carga por m³, tornando-o uma solução excepcional para os desafios da pecuária moderna.


Outro importante diferencial, é que este misturador conta com muita tecnologia embarcada de fábrica, como a balança sem fio, o kit multimídia e o joystick. “A Solumac por exemplo, é um item de série exclusivo. Uma balança inteligente e sem fio criada e patenteada pela Siltomac, que desempenha funções específicas como: nota de cocho, gestão de estoques, custo total da ração fornecida e relatórios gerenciais”, explica Mariana. Segundo ela, a empresa se preocupa em entregar ferramentas que de fato auxiliem o pecuarista no dia a dia das operações e isto tem passado obrigatoriamente por “cada vez mais características inovadoras presentes nas máquinas”.

Os eventos


Pensando em fortalecer ainda mais o setor agropecuário do município de Primavera do Leste e da região sul de Mato Grosso, em 2015 o Sindicato Rural local criou a Farm Show, se tornando umas das principais feiras de negócios do Centro-Oeste e uma das maiores vitrines tecnológicas do Brasil. No ano de 2023, a feira alcançou 4,5 bilhões em negócios, e a projeção para 2024 é que essa meta seja superada. Já o Show Safra tem foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos pertinentes à atividade agropecuária.


Desde avanços em agricultura de precisão até novas técnicas de manejo e automação, feiras como essas proporcionam um panorama abrangente das últimas tendências e práticas que estão moldando o futuro da agricultura e pecuária brasileiras. “O Estado de Mato Grosso é o berço da pecuária brasileira, portanto estar em eventos como estes é muito importante para apresentarmos as nossas soluções e tecnologias que contribuem para uma produção cada vez mais eficiente”, finaliza Mariana.


Sobre – Fundada há mais de 50 anos, a Siltomac é pioneira em equipamentos para pecuária no Brasil. Sediada em São Carlos/SP, a empresa desenvolve e disponibiliza inovações tecnológicas para mecanização e automação da nutrição animal a partir de oito unidades industriais. A companhia atua também com agricultura, pecuária e com frigorífico.

 



Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page