top of page

Sala de Imprensa

Esparramador de fertilizante orgânico é alternativa sustentável e econômica

Um dos principais problemas nos confinamentos de gado de corte e de leite são os dejetos. Porém, este impasse tem solução, graças a implementos como o EFV12, lançamento da Siltomac, que tem grande eficiência na distribuição, transformando os resíduos sólidos em um precioso insumo na adubação de pastagens


Com a chegada do período de maior incidência de chuvas em algumas regiões do Brasil, muitos pecuaristas que criam gado no sistema de semiconfinamento aproveitam a oferta de pastagem para soltar a boiada e utilizarem o alimento natural de forma estratégica para ajudar na engorda. Com o rebanho solto no pasto é o momento de fazer a limpeza das baias, e é aí que surge a dúvida: o que fazer com todos os dejetos acumulados? O que para muitos era considerado um problema, com os equipamentos certos, como um esparramador de fertilizante orgânico, é possível encontrar uma solução.

Os resíduos sólidos provenientes da atividade pecuária devem ser reutilizados, afinal, é um fertilizante orgânico riquíssimo. Estes podem ser aplicados nas áreas de pastagem da fazenda, tornando-se uma alternativa, que além de sustentável pode gerar muita economia, principalmente com a redução do uso de fertilizantes químicos. “A classe produtora, de modo geral, busca cada vez mais soluções sustentáveis para fertilização do solo com foco na redução do custo. Por isso, reaproveitar os resíduos do confinamento é uma excelente alternativa principalmente para a recuperação de pastagem. O fertilizante natural já está na propriedade. É só ter o equipamento correto”, diz a engenheira mecânica Mariana Rodrigues, diretora de Operações e Marketing da Siltomac.

Ao utilizar o esparramador de fertilizantes, por exemplo, o produtor consequentemente reduzirá a quantidade de aplicação de substâncias químicas nos plantios, e assim, terá ganho direto na melhoria das características físicas do solo. Entre esses ganhos, destaque para o aumento da porosidade, que otimiza o processo de difusão do oxigênio para as raízes, ampliando assim a capacidade de retenção de água e reduzindo a perda de nutrientes. “Somado a isso, introduzem microrganismos benéficos ao solo, que além de ampliar a eficiência do processo nutricional, podem inclusive contribuir para a diminuição da ação de outros inimigos naturais”, acrescenta a especialista.

Para tornar esse processo mais eficiente, a Siltomac, fabricante de máquinas para pecuária, está lançando o esparramador de fertilizante orgânico EFV12. Com capacidade máxima de carga de 12m³, uma das maiores em sua categoria no mercado, a novidade chega para complementar a linha já consagrada da empresa. A novidade, além de ter a função de esparramador de esterco sólido (seco ou úmido), também pode ser utilizado para distribuição de outros tipos de matéria orgânica, como: cama de frango, compostagem e até resíduos industriais (sobretudo os provenientes do processo de cana-de-açúcar) em usinas.

Entre os seus diferenciais, o equipamento conta com helicoides verticais, dotados de alta eficiência para materiais de consistência aglomerada e composta por fibras curtas, que permitem que a matéria orgânica seja arremessada a uma distância de 6 a 12 metros. Ele possui também acionamento hidráulico para abertura e fechamento da comporta dosadora. Sua caixa de transmissão foi projetada, patenteada e produzida pela Siltomac e se diferencia por sua robustez e facilidade de eventuais trocas de componentes.

O EFV12 chega ao mercado para complementar a linha de esparramador de fertilizante orgânico da Siltomac. O portfólio conta também com os modelos EF8 e EF9 que fazem a distribuição através de discos e palhetas, além do EFV9 que faz a distribuição através de dois batedores verticais.

Sobre – Fundada há mais de 50 anos, a Siltomac é pioneira em equipamentos para pecuária no Brasil. Sediada em São Carlos/SP, a empresa desenvolve e disponibiliza inovações tecnológicas para mecanização e automação da nutrição animal a partir de oito unidades industriais. A companhia atua também com agricultura, pecuária e com frigorífico.





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page