top of page

Sala de Imprensa

Empresa segue com plano de crescimento em sementes de soja

Girassol Agrícola mantem expansão da área de produção no município de Aripuanã/MT e planeja uma safra recorde, mas prioriza a verticalização de sua cadeia de produtos para obter resultados melhores, em ano de desafios impostos pelo El Niño e custos maiores para o setor


Com quatro unidades em Mato Grosso, uma em Goiás e outra na Bahia, a Girassol Agrícola deu início a mais uma safra de soja, que efetivamente começou há cerca de três meses com o planejamento agrícola. Para driblar cenários que impõem margens menores para soja e milho, como os atuais preços baixos e alto custo produtivo, a empresa opta por verticalizar sua cadeia de produção. Entre os produtos, o principal é a semente de soja, que agrega valor à marca e possibilita aumentar os resultados em cada safra, comercializada em todo o cerrado brasileiro.

Com uma média de 25 variedades no portfólio, a meta da empresa é um aumento de 25% no volume de sementes. Este é alcançado em áreas próprias e também por produtores cooperantes, que agregam valor ao preço médio comercializado. Getúlio Ferreira, engenheiro agrônomo e diretor de planejamento e produção da Girassol Agrícola, explica que a verticalização da cadeia de produção tem o propósito de garantir um crescimento sustentável, principalmente em anos desafiadores. “Embora as commodities (soja e milho) estejam deixando uma margem bem apertada, nós conseguimos agregar valor verticalizando, onde além destes produtos temos a oportunidade de produzir sementes de alta qualidade com licenciamento premium, permitindo um melhor resultado”, detalha.

Para o executivo, as metas em um ano de El Niño estão entre os principais desafios. “Até o momento, as chuvas ainda não se estabilizaram, o que significa um grande desafio para o estabelecimento do plantio da safra de soja 2023/24. Nosso plano operacional não está totalmente em curso, e esse atraso vai apertar as janelas de segunda safra de algodão e milho”, detalha. Outra preocupação está nos custos e, para driblar este cenário, a sementeira foca na gestão de produção, buscando alta eficiência em suas operações. “O acompanhamento de perto e a gestão dos custos farão toda a diferença”, completa Ferreira.

Importância das pessoas

O olhar da Girassol Agrícola para as pessoas é um de seus pilares mais estratégicos. Para o planejamento agrícola dar certo, a empresa também investe na formação e capacitação do time, através de treinamentos nas fazendas para operadores, técnicos e líderes, participações em eventos técnicos, visitas a outros parceiros. “Nosso preparo é focado em pessoas, pois são elas que farão toda a diferença. Hoje temos bons profissionais que amam o que fazem e se dedicam de coração ao nosso negócio e à atividade e é isso que nos fortalece e nos impulsiona. Gente boa faz toda a diferença”, comenta o diretor.

Antes de colocar a semente no chão, as equipes se reúnem nas unidades de produção para um treinamento de pré-plantio, e assim foi feito também para o início desta safra de soja. “Nesse momento olhamos para trás para os frutos obtidos, corrigimos a rota fazendo um nivelamento das informações e metas, e focamos nos objetivos e na busca de resultados futuros ainda melhores”, explica Ferreira.

Na lavoura, os investimentos são na correção do solo, com calcário e gesso, adubações corretivas de fertilidade, ajuste e posicionamento de variedades, aquisições de máquinas e equipamentos novos e modernos com pacotes tecnológicos. Outra grande aposta da sementeira são os investimentos em conectividade e telemetria para uma melhor gestão das operações, além de formar um time mais robusto na área de tecnologia a campo. “Um bom planejamento, seguido de uma boa execução por pessoas altamente capacitadas e muito engajadas, nos proporciona uma entrega de resultados ainda mais relevantes”, prevê o profissional com 26 anos de experiência.

O foco em pessoas também resultou na conquista em 2023 do selo internacional Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores para se trabalhar no Centro-Oeste. A empresa foi a única sementeira premiada entre as médias empresas. Também atenta em fortalecer sua cultura de integridade, buscou a certificação do MAPA Mais Integridade, além de outras certificações de sustentabilidade e responsabilidade social que já fazem parte da cultura da companhia há algum tempo.

Novidades

O investimento acelerado em biológicos está entre as novas iniciativas da Girassol Agrícola. O intuito da empresa é contribuir não só com a redução do custo de produção, mas também visa proporcionar um ambiente com menos impacto ambiental, colaborando com uma agricultura mais moderna e regenerativa.

Girassol Agrícola - Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja e algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração.





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page