Blog

Digitalização da gestão é peça chave para as agroindústrias

Para ampliar o acesso das empresas à mais alta tecnologia de controle de dados, a GAtec, especialista em consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas, amplia mais uma vez sua atuação e presença no campo com novas filiais e gerentes regionais

Ter a máxima eficiência e controle de todas as etapas do processo produtivo é fundamental para alcançar bons resultados e evitar perdas, falhas que podem comprometer os ganhos. Com as usinas e agroindústrias esse processo precisa ser ainda mais preciso, pois qualquer erro pode significar prejuízos irreparáveis. Muitas empresas no setor do agronegócio pecam neste processo porque veem apenas partes individuais da digitalização, associando esta transformação, por exemplo, à revisar sua página inicial (website), converter formulários de papel em digital ou manter uma presença nas redes sociais. Mas os desafios da digitalização vão muito além.

Para ajudar nesse processo é imprescindível um controle preciso de dados, por isso, nos últimos anos, a GAtec - empresa especializada em gestão agroindustrial, consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas -, tem se dedicado especialmente na transformação digital do agronegócio. Uma dessas soluções é o SimpleViewer, ferramenta de extração de dados que é capaz de buscar informações de qualquer base estruturada, seja ela da própria GAtec ou de outras empresas, como players de mercado e/ou empresas de ERP.

Um diferencial é que o SimpleViewer pode ser acessado diretamente no browser (Chrome, Edge, IE, entre outros), basta que o usuário esteja conectado à internet. Não é preciso instalar nada na máquina do usuário. Todas as consultas derivam do conceito de “Fonte de dados”, onde se criam conjuntos de informações que são acessados e podem gerar diversos tipos de outputs, como gráficos, listas, relatórios, etc.

A companhia atua em diversas culturas do agro, entre elas, cana-de-açúcar, grãos, algodão, café, citros, pecuária, e também apoia, capacita e acompanha empreendedores, gestores, em seus caminhos para a implantação da era digital. “Ao utilizarem as soluções oferecidas, as empresas se tornam flexíveis, encurtam o tempo de resposta frente ao rápido crescimento, possibilitando constantemente a abertura de novas áreas de negócios disruptivas, repletas de informações para gestão do dia a dia e suporte na tomada de decisão”, diz Jefferson dos Santos, administrador de empresas e gestor da unidade de Ribeirão Preto e Minas Gerais.

Atendimento mais próximo

A metodologia de implantação e operação da GAtec é assistida, apoiada no estabelecimento de uma cultura ágil que incentiva a inovação e o aprimoramento constante. Assim, uma estratégia de digitalização bem-sucedida mostra como as tecnologias digitais podem ser usadas para aumentar a automação e a eficiência de sua organização, criando valor agregado para os processos e clientes (internos e externos), e estar cada vez mais próximo deles é fundamental neste sucesso.

Para tentar ser ainda mais ágil neste atendimento, fortalecendo suas operações no Brasil, a GAtec tem ampliado sua atuação por meio de novas filiais, que são braços da matriz localizada em Piracicaba, no interior paulista. Segundo Santos, que será um dos responsáveis pela unidade de atendimento em Ribeirão Preto e Sul de Minas Gerais, atuando por meio dos novos espaços, a GAtec complementa, de forma mais próxima, o atendimento aos seus clientes e prospects.

Ainda de acordo com ele, por meio de escritório próprio da GAtec em RP/MG, serão garantidas a qualidade, as metodologias, os produtos e as soluções já consolidadas ao longo dos últimos 20 anos. “Diferente das empresas concorrentes, a filial não atuará como representante ou franquia e sim como um braço estendido da matriz. Assim todo alinhamento, discurso e postura já conhecidos dos clientes serão mantidos e expandidos”, destaca o administrador de empresas.

Para Carlos César Oliveira, um dos gerentes responsáveis pelo atendimento em RP/MG, um grande diferencial nesta estratégia é que os profissionais conhecem de perto as necessidades das regiões, como por exemplo, suas características, desafios e melhores oportunidades. “Falar com os gerentes da filial traz aos clientes e prospects um discurso alinhado com a realidade vivida por eles. Parceiros que estão conosco há mais de 10 anos confirmam a solidez, a robustez de nossas soluções, além de conhecerem pessoalmente os nossos colaboradores, o que torna a parceria ainda mais próxima e pessoal”, reforça o profissional.

A companhia também aposta na força do agronegócio no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, por isso, também está levando seus gestores para a pujante região do MAPITOBA -, formada com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -, e também para Goiás e o Pará. Para o gerente Fábio Augusto de Almeida Bento, as oportunidades nessas regiões são muito significativas, em especial no MATOPIBA, que é a nova fronteira agrícola do país, ou seja, muitos investimentos e possibilidades de realização de negócios. “Para a empresa é fundamental estar presente nessas regiões para que possa atingir seus objetivos de crescimento e impor sua marca em lugares onde ainda não é tão conhecida, além de trazer melhorias para o mercado”, detalha.

De acordo com Rodrigo Breviglieri, gerente da mesma região, o feedback por parte dos clientes da GAtec nos estados onde as filiais estão sendo estruturadas, tem sido muito positivo. “Segundo clientes de Goiás, a vinda da filial os ajudará na rapidez de atendimento e nada melhor que visitas físicas, principalmente devido a pandemia que naturalmente afastou essa ferramenta de trabalho”, salientou Breviglieri.

A GAtec também já conta com filial em Cuiabá, onde os gerentes são responsáveis pela atuação em todo o Estado de Mato Grosso. Para 2022 a empresa já planeja expansão ou ampliar a estrutura onde já tem escritórios. Segundo Marcelo Campos, “a ideia inicial é estruturar melhor as unidades, com a definição de processos de prospecção e desenvolvimento de mercado”, diz. “Logo em seguida, vamos dar sequência na abertura de novas áreas em outras regiões do país”, completa Paulo Comora.

Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa está presente em 14 países com mais de 260 clientes. Sua atuação contempla as culturas do agronegócio. Mais informações em www.gatec.com.br.





Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon