Blog

Chega ao Brasil nova ferramenta para o combate à ferrugem asiática

O Cuprital 700 é um protetor multissítio desenvolvido pela Ascenza, e tem alta concentração de oxicloreto de cobre com comprovada eficiência no controle do fungo na soja


A ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) continua sendo uma grande dor de cabeça para muitos sojicultores no Brasil. Isso porque os danos no rendimento podem variar entre 10% até 90%, principalmente em áreas onde o controle não é executado ou o é feito de forma tardia. O uso de fungicidas é uma das principais ferramentas para o manejo da doença, que por ser muito agressiva e com alto dano econômico, deve ser realizado de forma preventiva.

Para isso, o produtor tem uma nova solução que chega ao País, o Cuprital 700. Desenvolvido pela Ascenza, antiga Sapec Agro, e pertencente a holding portuguesa Rovensa, este é um fungicida bactericida protetor multissítio com alta concentração de oxicloreto de cobre (Cu+2) na sua forma mais nobre. Seu uso visa diminuir o risco de desenvolvimento de resistência dos patógenos causadores da doença, sempre de forma preventiva, antes da incidência da mesma.

O produto atua em diferentes pontos do fungo, esta característica é exatamente uma das ferramentas que deve impactar na resistência desses organismos. O diretor comercial da marca no Brasil, Renato Francischelli, destaca que a novidade é totalmente diferenciada e com alta tecnologia empregada em sua formulação. “O Cuprital 700 tem três grandes pontos de exclusividade: formulação líquida com suspensão concentrada, alto índice de cobre metálico, 700 g/L e ele ainda é classificado toxicologicamente como categoria 5 – Produto Improvável de Causar Dano Agudo, ou seja, dentre os produtos à base de Cu+2 nas formulações WG e SC, ele é toxicologicamente menos restritivo”, aponta.

Alta concentração

A concentração de oxicloreto de cobre do lançamento é de 1.196,8 g/L, o que equivale à 700 g/L de cobre metálico, fazendo com que o Cuprital 700 seja o fungicida nessa linha com a maior concentração do mineral no Brasil. Isto resulta em uma menor dose por hectare, beneficiando o produtor na manipulação, dosificação e descarte de embalagens. O produto também pode ser aplicado em misturas com os fungicidas de sítio específico.

Demais características

A Suspensão Concentrada (SC) a qual o produto foi desenvolvido facilita a sua diluição na hora da aplicação, mesmo em volumes menores, mantendo as características essenciais do cobre, entregando assim mais eficiência, e praticidade na hora do preparo da calda e na aplicação.

Eficácia comprovada

O Cuprital 700 é indicado para ser utilizado como uma ferramenta de mitigação de risco protegendo a lavoura do surgimento de populações de patógenos resistentes aos fungicidas de ação específica. Desde 2015 a Ascenza tem testado o produto em ensaios em território nacional e com diferentes instituições de pesquisa.

Um desses trabalhos foi desenvolvido pela Embrapa na safra 2018/2019. No experimento para produtos à base de cobre isolados, com 14 dias de intervalo entre as aplicações, o controle do Cuprital 700 chegou a 33%, enquanto um dos outros tratamentos alcançou 30%. Já com 10 dias de intervalo, esse número é de 56% para o Cuprital 700 e 42% para uma das testemunhas. Com 14 dias de intervalo entre aplicações em mistura com Metominostrobina + Tebuconazol o produto chegou a 64% de controle no fungo, enquanto o maior índice de outros tratamentos, 59%.

O que é um fungicida multissítio

Os fungicidas com o modo de ação multissítio possuem amplo espectro controlando as quatro principais classes de fungos fitopatogênicos. “Eles atuam pela interferência generalizada de processos metabólicos vitais da célula fúngica, o que reduz significativamente as populações com menor sensibilidade no campo”, finaliza Francischelli.

Sobre – A Ascenza é uma empresa de origem portuguesa que compõe o grupo internacional, Rovensa, presente em 70 países há mais de cinco décadas. Possui o compromisso de ajudar a alimentar o planeta por meio de soluções seguras e saudáveis numa agricultura equilibrada e sustentável, com respeito pelos aspectos sociais e ambientais.




Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon