top of page

Sala de Imprensa

Caravana percorre São Paulo para difundir a ILPF

Após passar por dez estados brasileiros, expedição técnica e científica chega a Presidente Prudente e outros municípios do interior paulista, com a participação de produtores rurais, empresários, técnicos, pesquisadores e estudantes, visando difundir o sistema de recuperação de áreas degradadas através de práticas agrícolas e manejo correto do solo


Segundo dados do MapBiomas de 2022, o estado de São Paulo possui em torno de 4,5 milhões de hectares de pastagens e mais de 50% dessas áreas estão em algum estágio de degradação. O cenário é preocupante, mas há meios viáveis de mudar essa realidade e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma delas. No Brasil, já são 17,4 milhões de hectares de área produtiva destinados ao sistema, permitindo diversificação de cultivos nas propriedades, aumento da renda do produtor, além da redução das emissões de gases de efeito estufa, mais geração de empregos no campo e proteção do meio ambiente de forma sustentável.

E para difundir este assunto, a Caravana ILPF chega para mais uma etapa de eventos técnicos e científicos, dessa vez em São Paulo, nos municípios de Presidente Prudente, São Carlos e Barretos. Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Associação Rede ILPF, responsáveis pela iniciativa, além de convidados e apoiadores regionais, começaram ontem, 18, e seguem juntos até o próximo dia 22, em uma programação pensada para promover avanços na adoção da ILPF pelos produtores da região.

Programação

A Caravana ILPF já passou por dez estados desde 2022 e o objetivo é percorrer todo o País. As etapas tiveram início em abril do ano passado na Bahia e Espírito Santo, depois a iniciativa foi para o Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A zootecnista, Marina Lima, e técnica de Sementes e Sustentabilidade da Soesp – Sementes Oeste Paulista, empresa que faz parte da Rede ILPF, explica que para esta etapa de São Paulo será discutido temas de grande relevância para avanço da adoção da tecnologia, como as parcerias entre agricultores e pecuaristas, regularização de terras, importância da assistência técnica e extensão rural, cooperativismo, balanço de carbono, pecuária de precisão e produção de carne e leite sustentável. “Nosso objetivo também é buscar novas parcerias e novos projetos para o estado”, acrescenta.

No dia 18, em Presidente Prudente, acontecerá um painel de debates no Hotel Aruá, a partir das 19 horas. O tema será “Integração Lavoura-Pecuária (ILP) além do campo”. O painel terá a participação de Gilson Sartori (Presidente da Associação dos Produtores de João Ramalho), Renato Cavalcanti (Titular do Sistema BR de Pecuária – Fazenda Brasília & Fazenda São José), Emerson Nunes (Gerente Técnico da Cocamar), Itamar Junior (Diretor Comercial da Soesp) e como moderador João Menezes, da CATI-SP (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e responsável pelo Café da Pecuária.

Esta é a sexta edição da Caravana ILPF e terá a participação conjunta do Café da Pecuária no painel de debates em Presidente Prudente. Trata-se de um evento que acontece mensalmente com produtores do GTEPS (Grupo de Troca de Experiências em Pecuária Sustentável). “Esperamos ter agricultores e pecuaristas no evento e, juntos, tratar deste tema de grande importância, que é a parceria, onde um agricultor planta a cultura agrícola na propriedade do pecuarista, colhe o grão e fica o pasto formado e vice-versa”, comenta a especialista. “O agricultor Gilson e o pecuarista Renato são da região e fazem parcerias em suas propriedades, eles estarão conosco para falar sobre suas experiências e benefícios das atividades”, completa.

Durante a programação em Presidente Prudente, ainda serão tratados assuntos em torno do papel da cooperativa Cocamar e como ela pode auxiliar os produtores com infraestrutura de armazenamento de grãos e assistência técnica. “Além disso, vamos falar sobre como a Regularização Fundiária das terras do Oeste Paulista e a atuação da Soesp podem contribuir para o avanço das áreas de ILPF na região”, pontua Marina.

No dia 21, São Carlos recebe a Caravana na Embrapa Pecuária Sudeste, em um dia de campo a partir das 7h30. Serão três estações para tratar de temas como “Balanço de carbono em sistema ILPF”, “Manejo e pecuária de precisão em sistema ILPF” e “Produção de leite em sistema ILPF”. Já em Barretos, no dia 22, as atividades iniciam às 8h no Barretos Park Hotel. O tema será “ILPF como alternativa sustentável para a produção de carne”. A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do link: bit.ly/caravana-etapaSP.

Sobre – A Sementes Oeste Paulista está sediada em Presidente Prudente (SP) e há 37 anos atua no mercado oferecendo sementes de pastagem. Sua matriz conta com infraestrutura voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, que revolucionou o mercado de sementes forrageiras nos países de clima tropical, ao trazer diversos benefícios no plantio e estabelecimento dos pastos, e se adequar perfeitamente ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Acesse www.sementesoesp.com.br.





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page