Gestão à vista é fundamental para a organização das agroindústrias

November 26, 2019

Muito se tem falado a respeito do tema “Gestão à vista” - GAV, que, em resumo, significa publicar informações pertinentes ao negócio e à empresa de uma forma que todos tenham acesso.

 

Dados de performance da empresa, setor ou funcionário ficam ao alcance dos olhos de todos, para que possam tomar conhecimento dessas informações e as utilizarem de forma a melhorar os processos, a produtividade, segurança e lucratividade da empresa entre outras coisas.

 

Hoje em dia, temos alguns pequenos exemplos de Gestão à vista em nossas vidas pessoais. Quando, por exemplo, efetuamos uma compra no cartão de crédito, recebemos uma notificação no celular, podemos acessar o aplicativo do banco e ver essa despesa categorizada e totalizada, de forma rápida e eficiente podemos ver quanto já gastamos no mês e se estamos perto de alcançar o limite do cartão de crédito. Não há forma melhor de controlar os gastos pessoais do que saber como eles estão evoluindo no passar dos dias. Muito melhor do que ter uma surpresa desagradável no final do mês, não é mesmo?

 

Da mesma forma nas empresas, a GAV serve para mostrar aos colaboradores como as coisas estão andando, por exemplo, imaginemos uma máquina de fabricar biscoitos que tem problemas de manutenção, a cada parada para conserto necessita-se parar a linha de fabricação e ocorre o descarte do material que está na máquina. Sem a GAV poderemos somente ao fim do mês saber o prejuízo que essa máquina trouxe para a empresa. Ao passo que com a GAV, os dados podem ser monitorados praticamente online, podendo causar uma decisão dos operadores em solicitar uma manutenção preventiva, ou mesmo diminuir a rotação da máquina para evitar seu “embuchamento” e consequente parada.

 

O conceito de que as informações da empresa somente podem ser acessadas pela diretoria ou gerência da mesma tem mudado ao longo do tempo e a tendência crescente é que os colaboradores da base hierárquica da companhia tenham acesso às informações pertinentes ao processo em que estão atuando. Assim podem tomar suas próprias decisões e alcançar suas metas diárias de produtividade. Dessa forma, o colaborador se sente informado, valorizado e se engaja nos resultados da companhia.

Todos os colaboradores da empresa precisam ter a consciência de sua importância no processo produtivo, já que sua eficiência se reflete na eficiência global da empresa e sua consequente lucratividade e saúde, isso volta para o colaborador na forma de boas condições de trabalho, remuneração, benefícios, satisfação profissional, estabilidade, etc.

 

Nas empresas agrícolas não é diferente. Um operador de máquinas precisa saber qual foi seu rendimento operacional, como anda o consumo de combustível da máquina, os índices de manutenção, etc. A equipe de plantio precisa saber quantos hectares foram plantados no dia e quantos precisam plantar nos próximos dias para conseguir semear toda a área planejada. Qual o percentual da área que colhemos até hoje? Essas e centenas de outras informações podem ser publicadas até mesmo on-line para todos, utilizando-se ferramentas de Tecnologia da Informação.

 

Partindo dessa necessidade, a GAtec S/A criou a ferramenta SimpleViewer (www.simpleviewer.com.br), que capta informações de todos os sistemas da empresa (GAtec ou não) e demonstra de maneira simples e intuitiva os resultados compilados para os usuários que têm acesso a uma rede social corporativa onde se publicam e comentam resultados e informações da empresa. Fica disponível também uma infinidade de gráficos, tabelas, displays, cubos e muitos outros recursos que facilitam muito o acesso e análise de informações para qualquer nível de usuário, sempre respeitando seu nível de acesso à informação.

 

Mas como começar o processo? Não há como ao menos começar a implementação de um sistema de GAV, sem se preocupar com a qualidade da informação, afinal de contas ela é a base de tudo.

 

De que adiantaria se fazer gráficos bonitos e rápidos, mas com informações incompletas ou incorretas? Seria desastroso, pois além de direcionar de forma errada as decisões, o sistema cairia em descrédito e seria rapidamente abandonado.

A GAtec S/A é a maior Agritech independente do Brasil e desenvolve e implementa sistemas de informação que vão desde o planejamento das culturas até a comercialização de commodities, passando por controles agrícolas, de máquinas, industriais e custos (mais detalhes em www.gatec.com.br).

 

Então o primeiro passo é analisar como está a obtenção e a qualidade das informações na empresa, regularizar essa situação e só então pensar em adquirir uma ferramenta como o SimpleViewer.

 

A essência da GAV é prover a todos informações corretas, claras e visíveis aos interessados. Quando todos sabem onde estão e onde precisam chegar, a viagem torna-se muito mais fácil e agradável.

 

Uma correta implementação de sistemas de informação, é um grande diferencial para uma empresa agrícola, hoje a informação passou a ser um insumo tão importante quanto um fertilizante ou um defensivo agrícola. O volume de negócios e informações gerados em uma companhia moderna do agronegócio, faz com que seja essencial um controle confiável de seus processos para dar suporte às melhorias, otimizações e alcance de metas.

 

Em resumo, utilizar a GAV de maneira correta é retorno garantido para a empresa!

 

 *Engenheiro agrônomo e diretor agrícola na GAtec.

 

 

 

Please reload

Blog

Featured Posts

Propriedade em Mato Grosso investe na ILP e alavanca os negócios

December 5, 2019

1/8
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - Ruralpress © 2018  

(11) 9.8933-4915 (Vivo)

(19) 9.8320-0286 (Vivo)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now