top of page

Sala de Imprensa

GAtec projeta dobrar o crescimento em 2020

Empresa brasileira, que desenvolve softwares de gestão para o agronegócio, investe em nova estrutura, aperfeiçoa processos e prepara expansão no Brasil e no exterior


O agronegócio brasileiro vive a expectativa de fechar 2019 com o Valor Bruto de Produção (VBP) em R$ 601,9 bilhões, informou o Ministério da Agricultura. Essa será a segunda maior marca já registrada pelo País, sendo 1,5% superior ao VBP de 2018. O setor que atualmente é responsável por 21% do PIB brasileiro vai na contramão de muitos segmentos que este ano apontam para retração. Um dos alicerces deste avanço no campo têm sido as inovações tecnológicas e os softwares de gestão.


Empresas como a GAtec, uma das maiores do setor AgTech especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial não estão de brincadeira neste mercado. Sediada em Piracicaba, no interior paulista, cidade que é considerada o “Vale do Silício” da tecnologia para o agronegócio, a empresa tem se dedicado e principalmente investido em inovações tecnológicas nos últimos anos.


De acordo com o diretor comercial, Leandro Sarto, a empresa nos últimos cinco anos se preparou para as mudanças e novas tendências do mercado. Para isso, investiu em nova sede, com instalações mais amplas, modernas e que possibilitaram aumentar a equipe e aperfeiçoar o desenvolvimento de novas tecnologias.


Com a nova estrutura pronta e inaugurada em meados de julho deste ano, a empresa planeja já a partir de 2020 uma média de crescimento de 20% ao ano. Mesmo com todo o investimento e dedicação na nova plataforma SimpleFarm, os crescimentos mantinham se em 10% a.a. “Em 2019 projetamos um salto para 15% e acreditamos que com as novas estratégias e soluções em desenvolvimento, a partir de 2020, vamos dobrar as vendas em relação aos anos anteriores, impulsionadas principalmente pela liberação completa da plataforma SimpleFarm”, acrescenta Sarto.


Até 2023 as projeções da empresa, apontam que a soma do faturamento no período deverá chegar a R$ 120 milhões. “A nossa estratégia adotada até agora será o nosso grande divisor de águas. Enquanto o mercado estava apenas focado em vender soluções, a GAtec estava se estruturando, inovando e se preparando para um grande salto de patamar”, afirma o diretor.


Atuação no mercado


Sua atuação contempla diversas culturas do agronegócio, tais como: cana-de-açúcar, multicultivos que abrangem grãos, algodão, café, citros e pecuária, além de trading e outros negócios. Os multicultivos representam 45% do faturamento da empresa seguido por 10% de trading e outros negócios. Já o setor de cana-de-açúcar é responsável pelos outros 45% dos ganhos.


Atualmente os softwares de gestão da GAtec estão presentes nos maiores grupos de usinas e de multiculturas do País. Compõem a cartela de clientes, grandes empresas do setor sucroenergético como Grupo BP, Grupo AdecoAgro, Grupo Ipiranga, Usina São Manoel, Grupo Zilor e Jalles Machado, entre outros. “Hoje mais de 50% de todas as usinas do País utilizam nossa tecnologia”, destaca Sarto.

Em multiculturas, a tecnologia da GAtec também está presente em grandes empresas, destaque para a SLC Agrícola, Grupo Scheffer e Terra Santa. Recentemente também passaram a compor a carteira de clientes da empresa o Grupo Agrinvest-Sierentz, Agroterenas, Grupo Branco Peres, COFCO e Timbro Trading.


Expansão internacional


A estratégia de consolidação no mercado de softwares para o agronegócio da GAtec não se limita apenas ao crescimento no Brasil. A empresa também tem em seu radar a expansão internacional de forma estruturada. Atualmente tem clientes em três continentes (Europeu, Americano e Africano).


Segundo o diretor comercial, até os dias atuais, as vendas externas ocorreram de forma orgânica. Ou seja, muitos consultores de fora que vinham até o Brasil, conheciam a tecnologia e a levaram aos seus países de origem. Mas, isso vai começar a mudar. Com as novas ferramentas que a empresa está incorporando será adotada uma nova estratégia de marketing.


A ideia é colocar canais fora do País para poder representar as soluções da GAtec. “Acreditamos em um crescimento expressivo nos próximos anos das nossas vendas externas. Com a incorporação das novas tecnologias teremos aumento da nossa capacidade de oferta. Em breve, ampliaremos outros países da América Latina”, diz Sarto.


Novos projetos


De acordo com o diretor de tecnologia, Gilberto Miniquiél, apesar da estratégia de crescimento, a GAtec não fugiu de suas raízes e mantém os investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento), que está presente em seu DNA desde a sua fundação. A companhia também pretende aprimorar as principais soluções de inteligência de negócios ofertadas atualmente, através da nova plataforma SimpleFarm, software de gestão 100% Web, podendo ser utilizado localmente (on premise) ou em nuvem (cloud), ajudando o cliente a controlar todas as suas operações agroindustriais de forma simples e intuitiva. Com esta nova plataforma, é possível monitorar a lavoura de forma simplificada integrando mapas, indicadores, dashboard e todos os processos agroindustriais.


Novos produtos foram criados, fruto de processos de inovações, tais como a Ferramenta de Análise de Dados Gerenciais (SimpleViewer), Tecnologia de Integração com outros sistemas e aplicações via Web Service, Gestão de Armazéns Agroindustriais (Mayan), Gestão Integrada Através de Mapas (Mapfy), dentre outros. A inovação foi utilizada como uma das principais estratégias para o crescimento, realizando investimentos em Inteligência Artificial (Machine Learning) para novas soluções que estarão disponíveis para seus clientes já em 2020, tais como a Plataforma Inteligente de Monitoramento Sustentável de Pragas (Shield), Roteirização para Logística Inbound. “Continuaremos também oferecendo soluções completas integradas com mapas, para gestão visual, interativa e apontamentos dinâmicos, com o principal foco na otimização dos processos de produção, ajudando o agroempresário no aumento da rentabilidade de seu negócio, através de nossas soluções. Além de tudo isso, o nosso foco é continuar essa evolução constante da nossa plataforma de desenvolvimento, mantendo-a robusta e inovadora”, afirma Miniquiél.


Além do desenvolvimento e integração dos sistemas de gestão para o agronegócio e equipe multidisciplinar com mais de 35 anos de experiência em tecnologia e consultoria agroindustrial, a GAtec oferece também ao mercado consultoria e treinamento. A empresa tem em seu radar a busca por novas parcerias com grandes players de tecnologia do mercado e a maior utilização de soluções em Cloud Computing para ofertas no formato SaaS. “O nosso foco sempre será o de oferecer o que há de mais moderno em soluções e tecnologias aos clientes, nossas ferramentas estão preparadas para o uso na agricultura e indústria 4.0”, finaliza Miniquiél.


Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 35 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa está presente em 11 países com mais de 250 clientes. Sua atuação contempla diversas culturas do agronegócio, entre elas, cana-de açúcar, grãos, algodão, café, citros, pecuária, entre outros. Mais informações em www.gatec.com.br.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page