Criador de equino deve pensar na proteção do seu investimento

August 7, 2017

 

Seguro é fundamental para animais reprodutores e atletas

 

Os cavalos são animais que constantemente necessitam de muitos cuidados. Afinal, estamos falando de atletas de alta performance e reprodutores de genética superior. Hoje se adquire um animal por sua linhagem e por seu histórico, onde o valor investido é consideravelmente alto. Mantém-se médico veterinário para zelar a saúde e uma equipe para treinamento e trato, compram-se produtos específicos como ferraduras personalizadas e outros detalhes. Tanto investimento gera a necessidade de proteção e garantia de tranquilidade para os proprietários dos animais.

 

Ao contrário do que muita gente imagina, assegurar os equinos reprodutores ou de competição é muito simples e tem custo relativamente baixo. As taxas para calcular o valor das apólices são em média apenas 4,5% do valor do animal, que variam conforme a raça, idade e a região onde está a propriedade. Os cavalos utilizados para as práticas esportivas são muito mais exigidos pela demanda de alto nível nas apresentações e competições. Para esse perfil de animal, por exemplo, há uma proteção especial para as modalidades de: adestramento, concurso de equitação, corrida, enduro, exposição, hipismo rural, polo, salto, trote, vaquejada e volteio. “Os equinos que participam de provas e competições viajam constantemente, por isso é fundamental pensar na proteção”, afirma Karen Matieli, proprietária da Denner Seguro de Animais, e membro da Comissão do Seguro Rural (Sincor-SP).

 

É exatamente o que fez a criadora de Tangará da Serra-MT, Milene Rocha Bataglini, que contratou recentemente o seguro para suas duas éguas da raça Quarto de Milha, Belle Star Diemes e Mister Bee Brayan. Segundo Milena, a contratação do seguro para as fêmeas que são utilizadas por suas filhas em competições de Três Tambores foi importante devido à qualidade dos animais e também pela tranquilidade que o serviço proporciona. “As éguas são PO´S (Puro Sangue) e por receio a algum acidente no transporte, decidimos por segurá-las. Para se fazer um investimento desse hoje é preciso pensar primeiro no seguro”, destaca Milene.

 

É importante destacar que a apólice do seguro é ampla e protege o patrimônio em casos de: acidente, doença, asfixia por sufocamento ou submersão, eletrocussão, incêndio, insolação e raio, envenenamento, intoxicação e ingestão acidental de corpo estranho, luta, ataque, picada ou mordedura de outros animais. O serviço garante ainda indenização em partos e abortos ou eutanásia determinada por médico veterinário. “O criador pagou pela genética do cavalo, alimentação diferenciada, sanidade, manejo e conforto, por isso é fundamental garantir a proteção desse bem que apesar do valor material tem ainda uma importância sentimental incalculável”, diz Karen.

 

Coberturas Adicionais - Além das proteções e vantagens das apólices de seguro, o criador de equinos pode ainda contratar coberturas adicionais. Como, por exemplo, o reembolso clínico e cirúrgico em caso de gastos com internação para preservar a vida do animal, cobertura de acidente que ocasione a perda de fertilidade, cobertura de perda da prenhez da égua e ainda seguro para o potro que está no pé da mãe ou da receptora. “Também é importante destacar que a cobertura se estende ao exterior, no caso de equinos que participam de eventos internacionais”, finaliza Karen.

 

 

 

 

Please reload

Blog

Featured Posts

Plantas daninhas podem ser evitadas com bom manejo

November 8, 2019

1/10
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon

Todos os Direitos Reservados - Ruralpress © 2018  

(11) 9.8933-4915 (Vivo)

(19) 9.8320-0286 (Vivo)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now